Proposta de Curso de Ensino contempla a produção de mudas de plantas medicinais – Campus Irati

CURSO DE ENSINO

Proposta de Curso de Ensino contempla a produção de mudas de plantas medicinais

De acordo com o cronograma de propostas de cursos a serem ofertados, no período em específico de suspensão das aulas (até dia 30 de abril ), de acordo com as orientações feitas diretamente pelo Ministério da Saúde em atos de prevenção ao novo coronavírus, Campus Irati oferece um Curso de Ensino voltado aos alunos do primeiro ano do curso técnico integrado em Agroecologia do Ensino Médio: Produção de mudas de plantas medicinais, tendo como coordenadora a professora Silvana Moreira.

O curso é caracterizado com a proposta de praticar junto aos discentes a produção de mudas medicinais, de modo a propor o enriquecimento dos canteiros de plantas no Campus Irati. O minicurso é uma forma de estimular os estudantes a produzirem suas próprias mudas de plantas medicinais a partir dos materiais que tiverem disponíveis em casa. A preferência é pela utilização de materiais recicláveis, como recipientes para acondicionar as mudas.

Destaca-se que a atividade pode contribuir para o aprendizado dos alunos, complementando as ações práticas enfatizadas pela disciplina Tópicos em Agroecologia.

No conteúdo programático destacam-se: Escolha das espécies de plantas medicinais; Produção do substrato para o enchimento do recipiente sementeira; Propagação vegetativa ou assexuada: vantagens e desvantagens; Preparação de estacas e tipos; e Cuidados para o enraizamento.

Os objetivos a serem alcançados são: Produção de mudas de plantas medicinais para o enriquecimento dos canteiros; Compreensão entre as diferentes formas de multiplicação das plantas medicinais; O ato de reciclar e aproveitar materiais disponíveis em casa para uso como recipiente; assim como aprender a preparar um substrato para produção de mudas de plantas medicinais.

Os métodos da Ação e técnica de trabalho contemplam a apresentação de um conteúdo sintético orientando como fazer a produção das mudas, através de atendimento individual por email ou whatsapp, onde os alunos serão orientados de acordo com a espécie escolhida pelo estudante.

Será oferecida também aos alunos uma apostila complementar, assim como aqueles que participarem receberão certificados de participação emitidos pela Instituição.

A seguir as datas do curso de ensino:

Período de matrículas: de 02/04 até 10/04
Carga horária da atividade: 6 horas.
Número máximo de vagas: 60
Data de início: 11/04/2020
Data de encerramento: 20/04/2020
Carga horária total (horas): 10 horas.

Para participar, basta acessar o endereço eletrônico a seguir e fazer a inscrição do curso:

INSCRIÇÃO DO CURSO DE ENSINO