Semana da Consciência Negra é realizada no Campus Irati – Campus Irati

Semana da Consciência Negra é realizada no Campus Irati

Na semana de 16 a 20 de novembro, o Campus Irati realizará atividades para marcar a data de 20 de novembro – dia da Consciência Negra.

Será uma semana em que, nos momentos de intervalo entre as aulas do período matutino, as (os) estudantes e as (os) servidoras (es) serão provocados com temas que envolvem a situação da população negra no Brasil e no mundo, nos mais diferentes contextos sociais , a partir de diferentes linguagens. Serão realizadas as seguintes atividades: mural e painéis com imagens e pequenos textos, a fim de despertar a reflexão sobre a desigualdade racial e as problemáticas sociais enfrentadas pela população negra; divulgação de figuras públicas importantes para o movimento negro – cartazes, contendo biografias breves, distribuídos em espaços do campus; momentos de performance com apresentação de paródia e declamação de poesia; diálogos com estudantes, docentes e servidoras (es). As atividades estão sendo organizadas por algumas (ns) estudantes e docentes, bem como por servidoras (es) do campus.

“É consenso, para muitos, que instituir um dia da Consciência Negra no Brasil, por si só, não é suficiente para enfrentar as desigualdades raciais que existem no país. No entanto, escolher uma semana que dê visibilidade às problemáticas sociais que a população negra enfrenta na nossa sociedade, como práticas de discriminação, desmoralização, violência, desigualdades socioeconômicas, e um sem número de situações que revelam a não-garantia dos direitos humanos e a falta de respeito às diferenças socioculturais, é convidar estudantes e toda a comunidade escolar a se posicionar ética e politicamente contra todas as formas de racismo que atravessam nosso cotidiano”, destaca a psicóloga Thaysa Valente.