Seminário Interdisciplinar refletiu sobre a convergência entre leitura e mídia – Campus Irati

Leitura

Seminário Interdisciplinar refletiu sobre a convergência entre leitura e mídia

O IV Seminário Interdisciplinar do IFPR Campus Irati, realizado no dia 21 de setembro, teve como temática “Leitura e Mídia – Convergências”.  Participaram do evento, que teve o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, alunos, servidores e comunidade externa.

A palestra “Leitura Literária (na escola): esta espécie em extinção”, do professor João Amalio Ribas, discutiu a importância da leitura na vida dos estudantes. Logo após, foi exibido o documentário “Só dez por cento é mentira”, e realizada uma discussão com os professores Ana Paula Delezuk, Roger Mazur e Simara Braatz.

O professor Edson Santos da Silva, da Unicentro, homenageou o poeta Manoel de Barros, interagindo com o público em “Diálogos entre literatura e pintura”. A relações públicas e Coordenadora Geral de Comunicação da Reitoria do IFPR, Fernanda Sartor, na sua palestra “Troco likes: o escambo da era virtual”, discutiu com o público sobre leitura, comunicação, mídias e redes sociais. Os professores Thalita Pimenta, Roger Mazur e os escritores do livro “Atfa”, Thais Crovador e Junior Crovador, realizaram um bate-papo sobre transmídia, livros, séries e jogos e a relação com a educação. Logo após, finalizando a programação da tarde, Edson Oliveira e alunos realizaram uma apresentação de teatro baseado no livro “Capitães de Areia”, de Jorge Amado.

Na programação noturna, Edson Oliveira apresentou a performance “Possibilidades”. Finalizando o evento, o público pode prestigiar a I Mostra de Vídeodança do IFPR, com produções realizadas pelos alunos na disciplina de artes.

A aluna Caroline Boguchewski, do 1º ano do Curso Técnico Integrado em Informática, achou o evento muito interessante. “A temática “Leitura e Mídia” é um assunto que me interessa muito. O evento me abriu um novo olhar, pois já comecei a ler um livro novo. Vi que não é preciso ver a leitura como uma coisa chata, lendo um pouco a cada dia você vai conhecer um mundo incrível presente em cada livro e se encantar. Acredito que você tem que levar alguma coisa de todo livro que você ler para sua vida, e isso te transforma. Leitura é uma coisa que tem um grande poder sobre você”, destaca Caroline.

Segundo a professora de artes Maressa Macedo, integrante da Comissão Organizadora, o tema escolhido para este ano foi muito bem explorado por todos os palestrantes convidados. “No Seminário trabalhamos a convergência entre leitura e mídia, e como essas coisas que são tão comuns aos alunos podem ter uma relação positiva e de qualidade com a educação e com a formação de cada um. Acredito que o evento foi um sucesso, e a I Mostra de Videodança proporcionou ao público uma nova experiência com a linguagem da dança”.

Confira todas as fotos do evento no Facebook do IFPR Campus Irati.