Sustentabilidade e gestão de resíduos sólidos são temas abordados em Curso Técnico em Administração – EAD – Campus Irati

EVENTOS INSTITUCIONAIS

Sustentabilidade e gestão de resíduos sólidos são temas abordados em Curso Técnico em Administração – EAD

Publicado em

Copiado!
No dia mundial do meio ambiente, 05 de junho, foi realizada a palestra “Sustentabilidade e a Gestão de Resíduos Sólidos no contexto atual”, no Curso Técnico em Administração – EAD, Pólo Irati. A convidada foi Mara Parlow da Secretaria Municipal de Ecologia e Meio Ambiente, integrante e embaixadora do MOVIMENTO LIXO ZERO. O evento foi uma atividade proposta em relação ao Componente Curricular Projeto de Intervenção no Mundo do Trabalho, do curso.
 
A escolha do tema se deu em virtude da necessidade de ampliar o conhecimento dos alunos sobre o assunto, visto que é um grave problema enfrentado por toda sociedade, bem como discutir e fomentar boas práticas na gestão de resíduos sólidos. Além de agregar o conhecimento adquirido pelos discentes ao longo do curso, a palestra teve intuito de convidar os participantes a serem multiplicadores de informações e de boas práticas para a comunidade em geral. Participaram do encontro alunos de Irati, Rio Azul, Rebouças e Mallet. 
 
O referido curso de educação à distância, que tem a professora mediadora presencial, Rosangela B. Fioreli Setnarski, tem duração de um ano e meio, com encerramento previsto para julho deste ano. Visa promover a qualificação de profissionais para as exigências do mundo do trabalho na função de técnico em administração, com competências e habilidades desenvolvidas para planejar, organizar e dirigir as atividades de uma organização, seja ela pública, privada ou do terceiro setor, com excelência em uma gestão baseada nos princípios de sustentabilidade e empreendedorismo. Trabalhar em prol das habilidades comportamentais dos discentes no que se refere a ética e cidadania aliadas aos conhecimentos específicos do curso, de modo a valorizar uma formação cuja base se apoie em valores éticos, humanos e de responsabilidade social, em consonância as exigências e competitividade do mercado.  
 
A principal missão do IFPR é promover a educação profissional e tecnológica, pública, de qualidade, socialmente referenciada, por meio do ensino, pesquisa e extensão, visando à formação de cidadãos críticos, autônomos e empreendedores, comprometidos com a sustentabilidade. Esta missão compreende tanto a oferta de diversos cursos na modalidade presencial quanto a oferta, com a mesma excelência, de cursos na modalidade a distância. A modalidade a distância, no IFPR, surge para atender à necessidade de expandir e democratizar o acesso aos cursos técnicos de nível médio por meio de fomentos oriundos do Sistema Rede e-Tec e do Programa Nacional 7 de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec), além das ofertas via orçamento interno do próprio IFPR.  Dentro dessa perspectiva, a Diretoria de Educação a Distância do Instituto Federal do Paraná cumpre o seu objetivo proporcionando um espaço de aprendizagem para aqueles que, por diversos motivos, não dispõem de tempo para acompanhar os cursos presenciais, ou ainda, para aqueles que se sentem melhor com as rotinas autônomas da educação a distância.    
 
Como atividades finais do curso, os alunos ainda realizarão uma visita técnica na empresa Acome do Brasil, multinacional do ramo automotivo instalada em Irati, e o projeto de intervenção Ação Educativa, que em grupo, estão desenvolvendo com empresas ou instituições locais. Essas atividades tem por objetivo um diagnóstico situacional e regional do campo de atuação do profissional e sua inserção no mundo do trabalho, onde os alunos visualizam as práticas do setor administrativo e propõem a discussão e/ou solução de problemas encontrados nessas organizações que contextualizam os conteúdos teóricos do curso ao campo de atuação no mundo do trabalho.
 
 
 
 
 
 
Topo