Unicentro e IFPR criam incubadora tecnológica – Campus Irati

Unicentro e IFPR criam incubadora tecnológica

Com a finalidade principal de fomentar a geração de empregos diretos e indiretos na região, os Câmpus de Irati da Universidade Estadual do Centro-Oeste – Unicentro e do Instituto Federal do Paraná – IFPR criaram a Incubadora Tecnológica de Irati – IRATEC. “Decidimos unir esforços e implantar a incubadora que para nós tem caráter de laboratório, além do empreendedorismo”, afirmou Edélcio José Stroparo, vice-diretor da Unicentro Campus de Irati. “Esta iniciativa de transformação do conhecimento em produto parte de duas instituições de ensino, uma estadual e outra federal, para produzir e viabilizar inovação tecnológica”, destacou o diretor geral do IFPR Campus Irati, Francis Luiz Baranoski.

A IRATEC, que funcionará em espaço cedido pela universidade, pretende despertar o interesse de empresas locais para que mantenham alunos do IFPR e Unicentro como estagiários, estabelecendo uma ponte entre instituições de ensino e empresas. Como parceiros da incubadora estão FIEP, SESI/SENAI, SEBRAE, Associação dos Municípios da Região Centro-Sul do Paraná – Amcespar, Prefeitura Municipal de Irati, Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Irati – ACIAI, Faculdade São Vicente e Fundação de Apoio a Unicentro – FAU.

O lançamento da incubadora ocorreu no último dia 19, na Unicentro, com a participação da diretora daquela instituição, Laura Rinaldi de Quadros, o secretário municipal de Indústria e Comércio, José Tadeu Jenczmionki, a presidente da ACIAI, Maria de Fátima Jenczmionki, e a representante do SESI/SENAI na região de Irati, Cristina Misturini. A IRATEC seguirá os moldes da Incubadora Tecnológica de Guarapuava INTEG/Unicentro, existente há três anos e tendo incubado mais de dez projetos.

Dentre os objetivos da incubadora tecnológica estão fomentar a instalação de empreendimentos empresariais de base tecnológica; proporcionar ambiente favorável para a capacitação tecnológica, administrativa e empreendedorismo; e promover a integração entre as instituições de ensino superior e o setor produtivo de base tecnológica. A tendência a longo prazo é o aumento gradual na arrecadação de impostos do município, à medida que as empresas se consolidarem e deixarem a incubadora.

A ideia é oferecer tudo o que o empresário precisa: estrutura física, consultoria jurídica, contábil, de marketing, apoio na participação de missões comerciais, rodadas de negócios, preparação para editais de licitação e fomento, além de auxílio na viabilização de inovações tecnológicas.

Com três cursos na modalidade educação a distância e três cursos presenciais com foco no ensino profissionalizante e na tecnologia, o IFPR está em fase de implantação em Irati, ao passo que a Unicentro já se consolidou, há 21 anos no município, oferecendo 13 cursos de graduação, educação a distância e mestrado. “As duas instituições não competem entre si, mas se complementam com seus cursos e podem se unir para alavancar o desenvolvimento”, considera Baranoski.