Publicado em
De 13 a 17 de setembro de 2021 o Instituto Federal do Paraná – Campus Jacarezinho realizará a II Semana de Arte e Cultura, este ano com a temática “Produção Artística em Tempos de Pandemia”. O evento acontecerá de forma virtual com transmissão gratuita pelo YouTube e contará com certificação de participação dos ouvintes (inscrição no dia).
A programação contará com a apresentação de peças teatrais virtuais e com palestras e bate-papos voltados para a reflexão da produção e fazer artísticos no contexto da pandemia. O evento é organizado pelo Núcleo de Arte e Cultura (NAC) com o apoio do Teatro da Mafalda (São Paulo), Humatriz Teatro (Jacarezinho-PR), CNX Produções (Jacarezinho-PR), Rainha de 2 Cabeças (Curitiba-PR) e Cia Cultural Afro Cena (Venâncio Aires-RS). Esses encontros propiciarão um espaço fértil ao estabelecimento de trocas entre artistas, produtores e pesquisadores, fomentando o debate público sobre a pesquisa, ensino, criação e produção em arte no município de Jacarezinho e região.
De acordo com Antônio Rodrigues, coordenador do evento, “a II Semana de Arte e Cultura é uma ótima oportunidade para a reflexão sobre as atuais condições do ensino, pesquisa, criação e produção em arte. Com o isolamento social, imposto pela pandemia, passamos cultivar outras percepções sobre a vida e, consequentemente, sobre o ofício artístico. Começamos a reconfigurar as noções de espaço, presença e relação na composição de uma obra. Evidentemente, isso vem questionando uma série de paradigmas a partir dos quais temos entendido as artes da cena nas últimas décadas, e isso necessita de um amplo debate”.
Já o diretor do Campus, Rodolfo Fiorucci, afirma que “a II Semana de Arte e Cultura do IFPR Jacarezinho vem mais uma vez demonstrar a atuação ampla do campus e da educação, promovendo formação científica, tecnológica, política e artística, cumprindo com o papel basilar do IFPR, que é ampliar os campos de ação e compreensão dos estudantes-cidadãos que por aqui passam. E devemos esse evento em especial ao NAC do campus, que traz para o debate a importância da arte e da cultura em tempos de pandemia. Imperdível”.
Confira a seguir a programação completa! Aproveite também para se inscrever no canal de transmissão do evento: “Comunicação Jacarezinho” | https://www.youtube.com/channel/UCmjjCvwKLKVw5zj8zzNBifw
13 DE SETEMBRO (SEGUNDA-FEIRA)
20h – Solenidade de abertura
20h30 – Amores Surdos (Classificação indicativa: livre)
Pré-estreia da montagem teatral virtual do curso Técnico em Arte Dramática (IFPR – Campus Jacarezinho). Adaptação e encenação do texto original de Grace Passô – grupo espanca! (MG).
Amores Surdos narra o cotidiano de uma família composta por mãe, pai e seus cinco filhos. Embora demonstrem afeto e carinho entre si, as relações do dia a dia são desencontradas. Isso denota uma lacuna no seio familiar, que só diante de uma ameaça maior poderá ser preenchida.
Atuação e produção: Ana Gabriela Gonçalves, Ana Paula Navas, Bela Gonzís, Helena de Mello, Iago Reis, Matheus Martinez
Orientação e produção: Adrio Schwingel, Antônio Rodrigues, José Quaresma, Larissa Júlio
21h20 – Bate-papo com estudantes e professores
14 DE SETEMBRO (TERÇA-FEIRA)
20h – Eu na cena!
Bate-papo com o artista e produtor cultural Sérgio Rosa (Venâncio Aires-RS)
Sérgio Rosa é ator de teatro há 26 anos, integrante da Cia Cultural Afro – Cena. Com dois livros lançados, poeta, produtor de conteúdos digitais afros de comunicação, além da produção de filmes e diversas peças de teatro. A partir de sua notória, e premiada, experiência na cultura e arte de protagonismo de pessoas negras, vem contribuir com a reflexão sobre representatividade em cena.
Apresentação e mediação: Adrio Schwingel (IFPR – Campus Jacarezinho)
15 DE SETEMBRO (QUARTA-FEIRA)
20h – EncenaSom: do drama radiofônico ao podcast ficcional
Palestra com o pesquisador Dr. Lucas Martins Néia (USP)
Lucas Néia é roteirista, dramaturgo e diretor teatral. Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, vem compartilhar um pouco da sua pesquisa. Propõe uma reflexão em torno da recente produção ficcional em podcasts à luz da historicidade do drama acústico: da radionovela, à peça radiofônica e a experiências artístico-sonoras efetuadas no decorrer do século XX, identificando transformações e continuidades da importância do meio acústico como uma forma de comunicação e arte.
Apresentação e mediação: José Quaresma (IFPR – Campus Jacarezinho)
16 DE SETEMBRO (QUINTA-FEIRA)
20h – Pandêmico Espetáculo.2021 (Classificação indicativa: 14 anos)
Espetáculo virtual de Cesar Almeida (Rainha de 2 cabeças | Curitiba-PR)
Após um ano de confinamento o artista consegue vencer suas barreiras criativas e começa a produzir com novas ferramentas, do século XXI. O que era presencial se tornou virtual. O calor das relações se esvaziou e o mundo nunca mais será o mesmo, tendo que o teatro precise ocupar seu lugar de reflexão em nossa sociedade. Teatro audiovisual?! Vídeo-teatro?! Um poema pandêmico de Cesar Almeida. Depois de 40 anos nos palcos curitibanos agora investe em seu canal do Youtube.
20h40 – Bate-papo com o artista
Apresentação e mediação: Everton Ribeiro (IFPR – Campus Campo Largo) e Renan Bonito (CNX Produções | Jacarezinho-PR)
17 DE SETEMBRO (SEXTA-FEIRA)
20h – Escola de Palhaças no contexto da pandemia
Bate-papo com as artistas e pesquisadoras Andréa Macera (Teatro da Mafalda | São Paulo) e Adelvane Néia (Humatriz Teatro | Jacarezinho-PR)
Pensando na crescente presença e atuação das mulheres na arte da Palhaçaria, a Escola de Palhaças, primeira iniciativa de formação deste tipo no Brasil, surge como um desdobramento da oficina ministrada por Andrea Macera, em 2013. Com o intuito de oferecer um espaço de formação e reflexão sobre a presença das mulheres como palhaças e a luta destas para se firmarem no meio artístico, tiveram que adaptar as formações presenciais para o universo online.
Apresentação e mediação: Larissa Júlio (IFPR – Campus Jacarezinho)