Parceria

No último sábado, dia 02 de setembro, ocorreu no IFPR Campus Jacarezinho mais uma Oficina NP Maker, desta vez com o enfoque em promover uma Oficina Prática de Programação de Robôs seguidores de linha.

O Projeto NP Maker é uma parceria entre o Sistema Regional de Inovação (SRI), o SEBRAE, os Núcleos Regionais de Educação do Norte Pioneiro, a Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp) e o IFPR Campus Jacarezinho, por meio do Laboratório Maker GaJac e dos estudantes da turma de Práticas de Extensão I do curso de Sistemas para Internet.

O objetivo dessas ações é promover atividades na área de robótica atendendo às demandas regionais. Essa atividade em particular visou contribuir para a capacitação de professores da região do norte pioneiro do Paraná na área de programação utilizando Arduíno.

Nesta última oficina participaram vários servidores e estudantes do campus. Pode-se destacar a participação dos professores e estudantes envolvidos com o Laboratório GaJac e dos discentes do curso de Tecnologia em Sistemas para Internet (TSI). Dessa forma, além de atender uma demanda de capacitação, incentiva a participação de estudantes e docentes em uma ação  fundamental para a instituição e para a formação acadêmica e profissional dos envolvidos.

Essas experiências proporcionam aos estudantes um ambiente de aprendizado enriquecedor, onde podem aplicar suas habilidades técnicas e desenvolver competências interpessoais, como trabalho em equipe e comunicação. A formação de cidadãos comprometidos com a comunidade é um dos pilares da educação superior, e os projetos de extensão desempenham um papel vital nesse processo.
Destaca o professor Héber Renato Fadel de Morais, professor do curso de TSI e membro do laboratório GaJac.

A consultora credenciada do SEBRAE, Renata Tardelli, salienta que:
A capacitação desses educadores por meio dessa oficina não apenas promove o compartilhamento de informações, mas também fortalece os laços entre as instituições do norte pioneiro, demonstrando o nosso compromisso com o desenvolvimento regional.