IFTECH 2019: valorização da ciência no Campus Jaguariaíva – Campus Jaguariaíva

EVENTO

IFTECH 2019: valorização da ciência no Campus Jaguariaíva

A quinta edição da Feira de Inovação Tecnológica do IFPR Campus Jaguariaíva (IFTECH) aconteceu nos dias 20 e 21 de setembro e contou com oficinas, apresentações culturais, palestras, apresentações orais de trabalhos e mostra de protótipos.

Mais de 250 pessoas participaram ao longo da programação do evento.

Com o tema “Os impactos do desenvolvimento da Química para a ciência, tecnologia e sociedade – Sesquicentenário da tabela periódica”, o evento envolveu alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio, superior em tecnologia e comunidade externa, divulgando projetos de pesquisa, extensão e inovação.

Uma Tabela periódica foi construída pelos alunos nas aulas de Química e de Artes em homenagem aos seus 150 anos.

No dia 20, três palestrantes convidados participaram do evento, falando sobre química, inovação e qualidade:

• “Inovações em Biotecnologia Florestal”, com João Arthur Tikler Sousa – Mestrando Programa de Pós-graduação em Engenharia Florestal/UFPR;
  • “Os impactos do desenvolvimento da química e da tabela periódica para a ciência, tecnologia e sociedade”, com Egon Schnitzler – Pós-doutor em Química/UNESP;
  • “Controle de qualidade na indústria de ração – testes de controles de qualidade e legislação”, com Fabiane Dias Aranha – Tecnóloga em Alimentos/UTFPR.
João Arthur Tikler Sousa trouxe os benefícios da biotecnologia para a Engenharia Florestal.

Ao todo foram 12 oficinas, 3 apresentações culturais, 27 apresentações orais de trabalhos e 5 protótipos. Os anais serão futuramente disponibilizados na página do evento. Confira alguns momentos na Galeria de Imagens: