II Semana Acadêmica de Gestão da Qualidade – Campus Jaguariaíva

EVENTO

II Semana Acadêmica de Gestão da Qualidade

Nos dias 11, 12 e 13 de novembro os estudantes do curso superior do IFPR Campus Jaguariaíva prestigiaram a II Semana Acadêmica de Gestão da Qualidade – A atividade científica no âmbito da gestão da qualidade. Realizada de modo remoto, contou com palestras e uma mesa redonda, com temas ligados à gestão da qualidade no âmbito da Gestão de Pessoas, Gestão de Projetos e da Metodologia científica.

Segundo a Comissão Organizadora, o evento foi gestado a partir do momento catastrófico em que vivemos gerado pela pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2) e a busca de se produzir conhecimentos e desenvolver mecanismos de enfrentamento da situação. Nesse sentido, buscou proporcionar aos discentes do Curso o contato e a discussão com diferentes realidades científicas da área, visando à compreensão do real sentido que a ciência tem para a vida humana em sociedade e como isso pode se expressar no campo da qualidade.

O professor Rafael Cesar Ferrari dos Santos iniciou com um agradecimento especial a Comissão Organizadora, ressaltando que a programação foi feita em atendimento às demandas dos alunos, para que cada vez mais o evento seja feito por e para eles.

Segundo a diretora geral do Campus Jaguariaíva, Lívia Maria Araújo Macedo,

Apesar da Qualidade ser um requisito que é aplicado a tudo no nosso cotidiano, eu acredito que quando aplicada à nossa vida e em como podemos melhorá-la nesse momento de enfrentamento à Covid-19 é um assunto inesgotável.

O professor Pedro Leites Jr., diretor de ensino, pesquisa e extensão, ressaltou a importância do evento para o momento, pois faz parte da missão da instituição a perseverança apesar das dificuldades. Destacou ainda a relevância da escolha do tema em momentos de questionamento do saber científico e da atividade acadêmica.

A coordenadora do curso de Tecnologia em Gestão da Qualidade, Catiussa Maiara Pazuch, agradeceu o esforço de todos para a realização do evento e pediu aos estudantes que aproveitassem a oportunidade de aprendizado.

O evento contou com as seguintes atividades:

• Palestra de Abertura: GESTÃO DE PESSOAS NUM MUNDO GLOBALIZADO
    Palestrante: Prof. Luciano Nunes da Silva – Instituto Federal de Goiás Campus Anápolis
  • Mesa Redonda: O QUE A PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS NOS ENSINA SOBRE A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO: UM OLHAR A PARTIR DAS CIÊNCIAS HUMANAS
    Palestrantes: Prof. Angélica Aparecida Antonechen Colombo – IFPR Campus Campo Largo
    Prof. Pedro Francisco Cataneli – IFPR Campus Jaguariaíva
    Prof. Otoniel Rodrigues Silva – IFPR Campus Jaguariaíva
  • Palestra: PROJETOS NO IFPR: CONCEITOS DE GESTÃO DE PROJETOS APLICADOS NA PRÁTICA
    Palestrante: Lisandra Maria Kovaliczn – IFPR Campus Jaguariaíva
  • Palestra: UMA ABORDAGEM IDENTIFICADORA DE TENDÊNCIAS DE PESQUISAS ACADÊMICAS SOBRE QUALIDADE
    Palestrante: Prof. Antônio Luiz Fernandes Marinho – IFPR Campus Jaguariaíva