JIFs 2014 podem ser realizados em Natal (RN) – Instituto Federal do Paraná

JIF Nacional

JIFs 2014 podem ser realizados em Natal (RN)

Os Jogos Nacionais dos Institutos Federais (JIFs) 2013, realizados em Foz do Iguaçu (PR) neste mês de novembro, geraram, entre participantes e organizadores, grandes expectativas para a próxima edição dessa competição esportiva e de integração entre as diversas instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Integrantes da Comissão Nacional para Eventos Esportivos da Rede Federal e da Organização Geral dos JIFs 2013 acreditam que a próxima edição dos jogos pode ser realizada na capital do Rio Grande do Norte.

Cerca de mil estudantes de todo o Brasil e aproximadamente 300 servidores de diversas instituições da Rede participaram, organizaram ou acompanharam a edição de 2013 dos Jogos, a primeira desde que foi instituída a nova identidade da Rede Federal de EPT, consolidada na figura de instituições de ensino sem comparações em todo o mundo, que são os institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia.

A grande quantidade de atletas exigiu preparação considerável por parte da comissão organizadora, bem como do Câmpus Foz do Iguaçu do IFPR, anfitrião do evento. Os atletas dispunham de hospedagem e alimentação custeadas pelos Jogos e as competições foram realizadas em espaços apropriados para a prática esportiva nas dependências do câmpus e também em locais cedidos, gratuitamente, pela Prefeitura de Foz.

De acordo com o coordenador geral dos JIFs 2013, professor Izaías Costa Filho (Kiko), por este motivo, e também pelo ótimo nível dos atletas, em todas as modalidades, esta edição do evento deixou um grande legado. “Quando você faz um evento deste porte com uma estrutura significativa como a que foi estruturada, é gerada a expectativa de que a próxima edição traga condições iguais ou melhores”, afirma. “Além da organização e da estrutura, outro ponto positivo desta edição do evento foram os atrativos de Foz do Iguaçu, seja pelas Cataratas ou pelos demais atrativos turísticos e de lazer que a cidade oferece”.

Segundo o professor, o IFRN possui todas as condições para sediar a próxima edição dos JIFs. Além disso, a instituição já teria manifestado interesse em hospedar o evento, previsto para 2014. “O IFRN tem piscinas, ginásios, pistas de atletismo, refeitório, campo de futebol, tudo dentro dos seus quatro câmpus na Grande Natal”, comenta.

A expectativa da Comissão Nacional para Eventos Esportivos da Rede Federal é a de que os JIFs 2014 sejam realizados no mês de setembro, antes das eleições. Com isso, os Jogos Regionais precisariam ocorrer em julho e agosto e os internos (de cada instituição) até maio e junho, tendo em vista que um é classificatório para o outro. A proposta ainda precisa ser formalizada pelo IFRN e aprovada no âmbito do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). Por enquanto, o IFRN foi a única instituição a manifestar interesse, no entanto, se houver outras, pode ser realizada uma votação para a escolha da sede.

Os JIFs 2013 foram uma promoção do Ministério da Educação (MEC) por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), com a realização do IFPR e CONIF e apoio da Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu.

Mais informações:

Esporte é ferramenta de emancipação e construção da cidadania, avaliam atletas dos JIFs 2013

Página dos JIFs 2013 e resultados (boletins) da competição

Álbuns de fotos dos JIFS 2013 (Página do Facebook do IFPR)