Publicado em
Os Jogos Nacionais dos Institutos Federais (JIFs) 2013, realizados em Foz do Iguaçu (PR) neste mês de novembro, geraram, entre participantes e organizadores, grandes expectativas para a próxima edição dessa competição esportiva e de integração entre as diversas instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Integrantes da Comissão Nacional para Eventos Esportivos da Rede Federal e da Organização Geral dos JIFs 2013 acreditam que a próxima edição dos jogos pode ser realizada na capital do Rio Grande do Norte.
Cerca de mil estudantes de todo o Brasil e aproximadamente 300 servidores de diversas instituições da Rede participaram, organizaram ou acompanharam a edição de 2013 dos Jogos, a primeira desde que foi instituída a nova identidade da Rede Federal de EPT, consolidada na figura de instituições de ensino sem comparações em todo o mundo, que são os institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia.
A grande quantidade de atletas exigiu preparação considerável por parte da comissão organizadora, bem como do Câmpus Foz do Iguaçu do IFPR, anfitrião do evento. Os atletas dispunham de hospedagem e alimentação custeadas pelos Jogos e as competições foram realizadas em espaços apropriados para a prática esportiva nas dependências do câmpus e também em locais cedidos, gratuitamente, pela Prefeitura de Foz.
De acordo com o coordenador geral dos JIFs 2013, professor Izaías Costa Filho (Kiko), por este motivo, e também pelo ótimo nível dos atletas, em todas as modalidades, esta edição do evento deixou um grande legado. “Quando você faz um evento deste porte com uma estrutura significativa como a que foi estruturada, é gerada a expectativa de que a próxima edição traga condições iguais ou melhores”, afirma. “Além da organização e da estrutura, outro ponto positivo desta edição do evento foram os atrativos de Foz do Iguaçu, seja pelas Cataratas ou pelos demais atrativos turísticos e de lazer que a cidade oferece”.
Segundo o professor, o IFRN possui todas as condições para sediar a próxima edição dos JIFs. Além disso, a instituição já teria manifestado interesse em hospedar o evento, previsto para 2014. “O IFRN tem piscinas, ginásios, pistas de atletismo, refeitório, campo de futebol, tudo dentro dos seus quatro câmpus na Grande Natal”, comenta.
A expectativa da Comissão Nacional para Eventos Esportivos da Rede Federal é a de que os JIFs 2014 sejam realizados no mês de setembro, antes das eleições. Com isso, os Jogos Regionais precisariam ocorrer em julho e agosto e os internos (de cada instituição) até maio e junho, tendo em vista que um é classificatório para o outro. A proposta ainda precisa ser formalizada pelo IFRN e aprovada no âmbito do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). Por enquanto, o IFRN foi a única instituição a manifestar interesse, no entanto, se houver outras, pode ser realizada uma votação para a escolha da sede.
Os JIFs 2013 foram uma promoção do Ministério da Educação (MEC) por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), com a realização do IFPR e CONIF e apoio da Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu.
Mais informações:
Esporte é ferramenta de emancipação e construção da cidadania, avaliam atletas dos JIFs 2013