JIFSul se encerra no Paraná; expectativas voltam-se para os Jogos Nacionais

Na manhã desta quinta-feira (31) foram realizados os confrontos finais das modalidades de Basquete, Handebol, Vôlei de Praia, Vôlei, Futsal e Futebol dos JIFSul 2017. As modalidades de Xadrez e Atletismo conheceram os seus vencedores no decorrer do primeiro e segundo dias de evento.

Ultrapassada a etapa regional, os vencedores agora voltam suas atenções e esforços para a etapa nacional do Jogos dos Institutos Federais, que será realizada na cidade de Poços de Caldas, em Minas Gerais.

Campeões no Handebol, os integrantes do time masculino do IFPR comemoravam a vitória no Centro de Esporte e Lazer Ney Braga. Um dos treinadores da equipe, professor Cláudio Lísias, do Campus Ivaiporã, afirma que o nível de todos os times participantes esteve muito alto. “O Handebol, dentro do contexto escolar, é muito forte. No início da competição, ficamos um pouco preocupados, mas na evolução durante os Jogos e com o que eles conquistaram hoje, vejo que temos muito a render ainda. Nos nacionais, vamos muito confiantes em busca desse título para a região sul”, afirma.

Fotografia colorida em ambiente interno que mostra integrantes da equipe masculina de Handebol do IFPR em uma arquibancada de ginásio de esportes. Os atletas vestem as medalhas e exibem o troféu de primeiro lugar.

É ouro! Equipe masculina de Handebol do IFPR conquistou o primeiro lugar na categoria nos JIFSul.

O estudante Euler Novaes da Silva, do Curso Técnico em Informática do Campus Paranavaí do IFPR, conta que a vitória era há muito tempo aguardada pelo time. “Nós colocamos na cabeça que a próxima competição que a gente vinha era para ganhar, então a cada treinamento fomos dando nosso melhor. Para os Jogos Nacionais, vamos focar nos treinamentos. Queremos representar bem o sul do Brasil”, planeja.

As estudantes Luana Lucrécio e Heloísa Martins, do IFSC, foram as campeãs da categoria feminino do Vôlei de Praia. Luana, estudante do Curso Técnico em Eletromecânica do Campus Araranguá do IFSC, conta que também treina Vôlei e que esta foi a primeira vez que a dupla joga juntas na modalidade de areia. “Pra gente foi ótimo, maravilhoso, ganhar, porque é uma conquista inédita. Desde o JIFSC [Jogos promovidos pelo IFSC] nós estamos nos preparando para esta modalidade”. “Foram jogos ótimos, que nos deram muita experiência. Pros JIFs a gente espera ficar com uma colocação boa. Vamos treinar forte para ver o que dá lá”, afirma Heloísa, estudante do curso Técnico em Vestuário, também do Campus Araranguá.

Fotografia colorida em ambiente externo que mostra, em primeiro plano, a dupla feminina de Vôlei de Praia do IFSC. As atletas vestem as medalhas e exibem o troféu. Ao fundo, há um ginásio de esportes.

Conquista inédita: A dupla feminina de Vôlei de Praia do IFSC sagrou-se campeã pela primeira vez neste JIFSul.

No Centro de Eventos Max Rosenmann, a equipe feminina de Futsal do IFSul celebrava o bicampeonato no JIFSul. Vão tentar repetir o feito nos Jogos Nacionais dos Institutos Federais, do qual já foram campeãs na modalidade no ano passado. Para o professor Maurício Lobo Giusti, treinador da equipe, o bom desempenho é resultado de anos de trabalho em projetos do Campus Pelotas – Visconde da Graça. ““Hoje nós temos 30 e poucas meninas treinando. São oito anos de projeto dentro da escola. Temos o projeto do adulto profissional e o projeto das alunas, que vêm aqui representar o campus e o IFSul. A gente tem certeza que o caminho é esse e que o trabalho está sendo bem feito”, comemorava. Maria Antônia Fagundes de Leon, estudante do Curso Técnico em Agropecuária e capitã do time, também credita aos treinos o bom resultado. “Nós treinamos bastante e nos preparamos bastante para chegar até aqui”, afirma. E é categórica sobre o que espera dos Jogos Nacionais. “Ano passado nós já fomos campeãs do Nacional e esse ano vamos tentar de novo!”.

Fotografia colorida em ambiente interno que mostra a equipe feminina de Futsal do IFSul no centro de uma quadra de esportes. As atletas vestem as medalhas e exibem o troféu.

Bicampeãs: equipe feminina de Futsal do IFSul conquista o ouro no JIFSul pela segunda vez. Agora, elas miram bom desempenho nos Jogos Nacionais.

Confira as fotos das competições na aba Fotos, aqui no site do JIFSul.