E quando os adversários são seus melhores amigos?

O pódio do Tênis de Mesa Feminino – Individual trouxe uma situação inusitada nesta quarta edição dos JIFSul. As três medalhistas são da mesma instituição, o IFPR. Mas não é só. Elas também são grandes amigas – e desde antes de entrarem no Instituto.

Isabele (à direita); Vitória (esquerda) e Gabriela (centro), sorrindo, posam para a foto

Isabele (dir.); Vitória (esq.) e Gabriela (cent.): amizade, construída no esporte, foi trazida para o IFPR e convertida em medalhas.

A medalhista de ouro, que representará o Sul nos JIF, é Isabele Teixeira Marques, do primeiro ano do Curso Técnico Integrado em Agroecologia, Campus Irati.

“Caloura”, na semifinal Isabele derrotou a amiga Vitória Milena Alves de Sousa, do quarto ano de Informática, Campus Londrina.

Na final, ela precisou enfrentar outra veterana, Gabriela Adriele Pereira da Silva, do Curso de Massoterapia, Campus Curitiba, que ficou com a medalha de prata.

A amizade entre as três vem de outros carnavais – para ser mais exato, de outras competições de Tênis de Mesa. Por esse motivo, as disputas, nem de longe, abalam a relação entre elas, pelo contrário.

“Jogo é jogo, amizade é amizade, e a competição não interfere na nossa amizade”, reflete Vitória.

As três jogam juntas há, pelo menos, quatro anos.

“A Gabriela foi minha veterana, no Instituto, e fez propaganda para que eu entrasse e eu fiz propaganda para a Isa, então a gente está ‘meio que arrastando umas às outras para cá”, comenta Vitória.

Segundo ela, o fato de ter uma amiga (a Gabriela) estudando no Instituto deu segurança para que decidisse prestar o processo seletivo do IFPR: “Ter a palavra de uma pessoa que já está dentro [da escola], que é sua amiga, em quem você confia, que quer o melhor pra você, é algo que faz toda a diferença”.

Feliz, ela leva na esportiva o fato de ter perdido para a amiga-caloura, Isabele: “Pelo menos perdi para a campeã, então tá tudo bem, né!?”.

Por sua vez, Isabele, a campeã conta que, devido à rotina de estudos e por não poder treinar tanto quanto gostaria, tenta não levar na bagagem muitas expectativas para a sua participação na etapa nacional dos JIF. “Estou muito feliz com meu resultado no JIFSul e, para a etapa nacional, minhas expectativas são, digamos, moderadas”, afirma, modestamente.

Por já estarem no último ano de seus cursos e se preparando para o vestibular, esta deve ser a última participação das duas veteranas em competições como o JIFSul. Mesmo assim, se depender delas, o IFPR continuará obtendo bons resultados no Tênis de Mesa, graças à rede de amigos-estudantes-atletas que possuem. A medalhista de prata, Gabriela Adriele Pereira da Silva, por exemplo, treina periodicamente no Centro de Treinamento de Tênis de Mesa do Município, onde, neste ano, foram disputadas as partidas da modalidade no JIFSul. “Estou divulgando Processo Seletivo para os meninos e meninas que treinam comigo aqui e espero que eles sejam aprovados e para que a equipe do IFPR fique cada vez mais forte também”, conta.

As três estudantes posam para a foto abraçadas ao seu professor

“Tínhamos a meta de fazer pelo menos três medalhas e superamos as nossas expectativas”, conta, orgulhoso, o treinador Washington Luiz da Costa, professor de Educação Física do Campus Londrina do IFPR.