No primeiro dia de competições, atletas estudam adversários e projetam confrontos

Agora é pra valer. As disputas do JIFSul começaram na manhã desta terça (29). E o que se viu nos espaços de competição, além dos primeiros confrontos, foi muita gente estudando os adversários.

Esse é o caso, por exemplo, da equipe de futsal feminino do IFSul, Campus Visconde da Graça, que entra em quadra pela primeira vez na noite desta terça.

Atuais campeãs nacionais na modalidade, as atletas tiraram o dia para assistir a alguns jogos e projetar os confrontos que terão pela frente.

“Além de campeãs nacionais, no nosso Instituto somos tetra-campeãs, então a expectativa é a de que, mais uma vez, consigamos bons resultados”, conta a capitã Maria Antonia Fagundes de Leão, aluna do segundo ano do curso técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio.

“De qualquer forma, estamos felizes em poder participar do JIFsul, porque é uma mistura de culturas, formas diferentes de pensar, além de ser um incentivo para quem pratica esporte”, comenta.

No centro da imagem, atleta, de camiseta verde e óculos, sorri

Maria Antonia Fagundes de Leão projeta bons resultados para o seu time nesta edição do JIFSul

O capitão do time de futsal do IFSul/Campus Venâncio Soares, Gustavo Wagner Dallafavera participa do JIFSul pela terceira vez. A equipe dele também está focada em obter bons resultados.

“Na primeira participação, geralmente, a galera vem pra conhecer, mas, neste ano, vim para competir, pra tentar alcançar algo a mais”, conta. Estudante do curso técnico em Refrigeração e Climatização, ele também é atleta do Volêi de Duplas e de outras cinco modalidades do Atletismo (Salto à Distância, Salto Triplo, Lançamento de Dardo, Revezamento 4×100 e Revezamento 4×400).

De camiseta preta, Gustavo Wagner Dallafavera posa para a foto fazendo sinal de "ok"

Além do futsal, Gustavo Wagner Dallafavera joga Vôlei de Duplas e também disputa em outras cinco modalidades do Atletismo

Outro time que veio para brigar pelo título no futsal é o do IF Farroupilha, Campus Santo Augusto. “Estamos bem preparados, com um time entrosado”, conta Giovanny Relly da Silva, estudante do técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio.

Giovanny Relly da Silva Luciano de Almeida, lado a lado, posam para a foto, sorrindo

Giovanny Relly da Silva e o professor Luciano de Almeida: time do Campus Santo Augusto do IF Farroupilha veio focado para disputar as primeiras colocações do futsal

O professor dele, Luciano de Almeida, observa que as competições são uma forma de incentivo que extrapola o esporte escolar, em si, como é trabalhado na Educação Física. “Aí tem um questão importante, um ponto de equilíbrio que precisamos buscar: uma coisa é a Educação Física na escola e outra é a preparação de equipes, o treinamento específico para competições, levando em conta que, de certa forma, o esporte acaba sendo excludente, pois só competem os que mais se destacam, então é importante diferenciar isso que vivemos aqui [no JIFSul] do nosso cotidiano nas aulas de Educação Física”, comenta.

“Mas, sem dúvida, toda essa competitividade é uma forma de incentivo, um estímulo para os nossos estudantes”, diz o docente.

Veja as fotos do primeiro dia de competições na aba “Fotos” .