JIFPR 2016 se encerra em clima de alegria e emoção

Na tarde desta quinta-feira (1º), a emoção e a alegria tomaram conta do encerramento da sétima edição dos Jogos do Instituto Federal do Paraná (JIFPR), realizada em São José dos Pinhais (PR).

Antes do início da cerimônia de encerramento, uma homenagem às vítimas do acidente aéreo com jornalistas, jogadores e diretores da Associação Chapecoense de Futebol, com um minuto de silêncio. Já na cerimônia, foi entregue uma medalha de honra a todos os atletas presentes. Depois, os professores foram convidados a receber os troféus de participação dos campi envolvidos no JIFPR 2016.

O espírito esportivo foi destacado na fala dos presentes, como na do Alisson de Oliveira, estudante do último ano do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Campus Umuarama. Esta é a segunda vez que participa dos JIFPR. Na primeira, em Palmas, ele ainda era estudante do Curso Técnico em Informática e competiu no atletismo. Como tem 21 anos, é a última vez que pode participar dos jogos. “Eu vim para jogar e ganhar, porém o interessante é a amizade que fazemos aqui. Criei muitos amigos nos últimos jogos que participei. Não tem como descrever, é só participando, é muito bom!”, ressalta.

Sentimento compartilhado pelo Pró-Reitor de Ensino, Sérgio Garcia dos Martires: “alunos de vários campi se conhecendo e fazendo esse intercâmbio, isso é muito importante. Além disso, os Jogos ensinam a saber conviver com perdas e ganhos”, finaliza.

Silvio Adriano Weber, professor de História do Campus Coronel Vivida e treinador do time de futsal, coloca a importância do evento para os estudantes: “acima de tudo, o IFPR ocupa muito tempo do estudante, e eu acho isso bom. Eles estão envolvidos não só com as disciplinas em sala de aula, mas com atividades esportivas, culturais, e ocupar esse espaço dos adolescentes é bastante importante”.

As alunas do Campus Londrina, Camila Silva e Vivian Dias, foram aos JIFPR durante os anos do Curso Técnico em Informática, ao qual são ligadas, totalizando quatro edições. “Toda vez é uma emoção diferente, eu não sei explicar. A integração entre os campi, a amizade que a gente cria e o vínculo entre todos os IFs do Paraná é inexplicável”, ressalta Vivian. Camila lembra a dificuldade de treinar no último ano de curso: “Foi bem complicado, porque a gente está no TCC. Então era uma correria: nos dividimos entre o TCC e o vôlei. Mas o bolsa-atleta ajudava bastante na preparação”, afirma Camila.

Valeu a pena! Aparecida Bernardete Gaion, Diretora de Assuntos Estudantis ligada à Proens, destaca o nível técnico desta edição: “conseguimos perceber o maior crescimento técnico dessas equipes, elas apresentaram um esporte de primeira linha e mais uma vez foram alvo de elogios. Temos aqui grandes atletas, professores e seleções que com certeza podem dignificar ainda mais o nome do IFPR”.