JIFPR: Competição, sim, mas também integração, companheirismo e aprendizado para a vida toda

Quando se pensa em esporte logo vem à mente lembranças de rivalidade, competição, disputa, ganhadores e perdedores. Mas a prática esportiva ensina muito mais. Pelo menos essa é a opinião de grande parte dos estudantes e professores que fazem parte desta edição dos JIFPR.

Samuel Cassiano dos Santos faz o curso técnico em Informática integrado ao Ensino Médio no Campus Ivaiporã. Atleta do futsal, ele já é veterano nos Jogos. “Eu me formo neste ano e nos quatro anos em que estou no Instituto participei dos JIFPR, por meio do futsal”, conta. “No primeiro ano em que participamos, em Palmas, nosso resultado não foi muito bom, mas fomos treinando e crescendo até que no terceiro ano fomos campeões e, agora, estamos em busca do segundo título”, afirma. Além de incentivar a prática esportiva, Samuel considera o evento uma excelente oportunidade de integração. “Aqui você conhece gente nova, troca experiências, faz amizades, e isso é algo que se leva para a vida toda”, diz.

Para Samuel Cassiano dos Santos, vivências dos JIFPR são para a vida toda
Para Samuel Cassiano dos Santos, vivências dos JIFPR são para a vida toda.

Cícera Andreia de Souza, professora de Educação Física do Campus Avançado Barracão, avalia que os Jogos estão sendo fundamentais para os alunos de Barracão. “O nosso campus é recente, então é a primeira vez que participamos, e a maioria dos alunos nunca tinha saído tão longe para jogar, então, além do desafio esportivo, é também um desafio pessoal para cada um”, diz. Segundo ela, já é possível perceber que o esporte tem contribuído para a permanência dos estudantes. “Além disso, para nós, docentes, é interessante este intercâmbio, estudarmos o que os outros campi estão desenvolvendo: isso é essencial para o nosso aprimoramento profissional”, afirma.

Professora Cícera Andreia de Souza orientando dupla de Vôlei de Praia Masculino do Campus Barracão: "JIFPR também são oportunidade de aprimoramento profissional"
Professora Cícera Andreia de Souza orientando dupla de Vôlei de Praia Masculino do Campus Barracão: “JIFPR também são oportunidade de aprimoramento profissional”.

Esporte também é sobre dar e buscar o melhor de si. Pelo menos é isso que se pode aprender com a história da equipe de Handebol Masculino do Campus Paranavaí. Atuais campeões, eles vêm treinando para manter os bons resultados. É o que conta Hiago Ribeiro Ferdolice, estudante do curso técnico integrado em Eletromecânica do Campus Paranavaí e atleta do Handebol: “Esta é a segunda vez que participo dos JIFPR e também já fui ao JIFSul, além de outros torneios externos à Rede Federal”. “Para chegarmos aqui e defendermos o título, a gente treinou muito forte, não para nos acharmos superiores aos demais, mas para mostrarmos o que podemos fazer em equipe dentro de quadra”, afirma.

Hiago Ribeiro: dedicação, treinamento e trabalho em equipe são os ingredientes para o bom desempenho da equipe de Handebol Masculino de Paranavai
Hiago Ribeiro: dedicação, treinamento e trabalho em equipe são os ingredientes para o bom desempenho da equipe de Handebol Masculino de Paranavaí.

As competições dos JIFPR 2016 começaram nesta terça (29) e seguem até quinta-feira (01/12). As premiações serão realizadas ao final de cada modalidade no local de cada competição. A entrega dos troféus e medalhas de participação será feita durante o cerimonial de encerramento, marcado para a tarde de quinta-feira (01/12).