Palmas
Laboratório de Pedagogia – Brinquedoteca
O que pode ser feito
- Acesso aos diversos materiais passíveis de serem utilizados nas escolas (nos estágios e como modelos para confecção de similares, com o mesmo fim);
- Confecção de jogos e brinquedos para uso pedagógico;
- Análise da aplicabilidade de atividades lúdicas em ambiente escolar (e não escolar);
- Aulas práticas nos componentes de FTM de Educação Infantil, FTM da Alfabetização, Matemática, entre outros;
- Espaço propício para elaboração de planos de aula para serem desenvolvidos nos estágios, prioritariamente na Educação Infantil e anosIniciais do Ensino Fundamental;
- Utilização do material disponível em cursos de formação (desenvolvidos por meio do projeto de extensão que “acompanha” a Brinquedoteca).
Projetos desenvolvidos
- Brinquedoteca: espaço lúdico de interação para todas as idades.
Principais equipamentos
- Jogos diversos (dominó, memória, etc.);
- Fantasias diversas: capas, lenços, chapéus, casacos, etc.);
- Brinquedos de pelúcia, bonecos, almofadas;
- Jogos de tabuleiro (trilha, dama, xadrez);
- Jogos de encaixe/quebra-cabeça, lego, peças de madeira, diversos;
- Jogos de sequência numérica, sequência temporal, sequência lógica
- Jogos de alfabetização: alfanuméricos, alfabeto móvel, quadro de ímã (e peças diversas);
- Brinquedos diversos: ferramentas, utensílios, brinquedos (de “casinha”, fazendinha, engenheiro, mecânico, etc);
- Bolas, dados, cordas (de diversos tamanhos e texturas);
- Brinquedos de manipulação: alinhavos, boliches, etc;
- Livros de literatura infantil, fichas de leitura diversas;
- Material para contação de histórias: caixa de surpresa, fantoches, dedoches, teatro de sombras, etc;
- Guilhotina;
- Mobiliário (mesas, cadeiras, estantes, etc);
- Materiais permanente de expediente/escritório (para confecção de jogos e brinquedos com sucata) tesoura, régua, pistola de cola quente, pincel);
- Material de consumo: (para confecção de jogos e brinquedos com sucata): lápis, borracha, tinta guache, cartolina, canetões, etc.