Lançado Edital para seleção de candidatos a Bolsas de Extensão – Instituto Federal do Paraná

bolsas de extensão

Lançado Edital para seleção de candidatos a Bolsas de Extensão

Foi lançado, na tarde desta terça-feira (28), o Edital Proepi 05/2012, que rege o processo de seleção dos candidatos e projetos que concorrem às bolsas do Programa de Bolsas de Extensão do IFPR para o ano de 2012. As inscrições devem ser feitas até o dia 14 de março de 2012.

Serão aceitas inscrições de projetos a serem desenvolvidos por equipes compostas de, minimamente, 1 coordenador e 2 estudantes, todos eles ligados ao IFPR. Os projetos deverão ser submetidos através de formulário próprio (Anexo II do Edital Proepi 05/2012), disponível na página do IFPR. O formulário deve ser encaminhado para o e-mail diext.proepi@ifpr.edu.br. Os resultados serão divulgados no dia 22 de março.

Os projetos aprovados receberão duas bolsas, que deverão ser destinadas aos estudantes, no valor de R$ 305,00. Ao total, serão disponibilizadas 80 bolsas, com vigência entre os meses de abril e dezembro de 2012. Como contrapartida, os estudantes bolsistas devem realizar 12 horas semanais de atividades relacionadas ao Projeto de Extensão ao qual estão ligados.

Após a divulgação do resultado deste edital, os estudantes selecionados terão até o dia 28 de março de 2012 para realizar o cadastramento junto à Proepi/Diext. O cadastro deve ser feito por meio do envio de uma cópia do RG, CPF, Termo de Compromisso e Dados Bancários para o e-mail diext.proepi@ifpr.edu.br e, concomitantemente, para a Proepi (Rua João Negrão, 1285, Bairro Rebouças – CEP: 80230-150). Para recebimento da bolsa, os candidatos devem abrir uma conta corrente no Banco do Brasil ou uma conta poupança na caixa Econômica Federal.

Programa de Bolsas de Extensão

O Programa de Bolsas de Extensão tem por objetivos principais:

a) Demonstração de apoio ao resgate e valorização dos saberes produzidos nas comunidades,
reconhecendo a educação em processos formais e não formais.
b) Contribuir com a formação do estudante em seus aspectos técnico, tecnológico e humano;
c) Considerar a articulação entre a formação do jovem e do adulto, seu desenvolvimento para
exercício da cidadania, bem como sua inserção digna no mundo do trabalho e a capacitação
necessária à gestão de seus empreendimentos individuais e coletivos.
d) Promover a participação de servidores e estudantes em atividades de integração com a
sociedade constituindo relações pautadas pela cooperação, respeito e solidariedade entre a
população, bem como o fortalecimento de ações inclusivas em todos os seus aspectos.
e) Estímulo a políticas públicas locais, regionais e/ou nacionais que contribuam para a formação
integral de cidadãos de todas as idades, considerando o pleno desenvolvimento de suas
potencialidades oportunizando condições para sua autonomia intelectual, criativa e consciente de seus direitos sociais.
f) Apoio a ações que permitam acesso da população aos bens materiais e culturais da
humanidade.
g) Incentivar a interação entre o conhecimento acadêmico e o empírico, contribuindo com as
políticas públicas vigentes.