Apresentação de trabalhos em evento internacional – Campus Londrina

Apresentação de trabalhos em evento internacional

Entre os dias 15 e 17 de maio, estudantes e professores  participaram do IV Encontro Internacional de Estudos da Imagem (ENEIMAGEM ),

realizado na Universidade Estadual de Londrina (UEL).

O ENEIMAGEM é um evento que propõe levantar discussões acerca do universo das imagens, em seus diferentes suportes, sempre procurando englobar o máximo de mídias e discussões possíveis.

Sobre os trabalhos

Bárbara Maestro, estudante do 3º ano do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio (TINFEM), acompanhada do professor Reinaldo Nishikawa apresentaram o trabalho intitulado “O uso da realidade aumentada para o ensino da História da Ciência: um estudo sobre a frenologia e a craniologia”, cujo objetivo foi o de integrar a tecnologia com a prática escolar, em especial, a História da Ciência.

João Victor Romagnoli e Guilherme Mori, alunos do 4º ano do TINFEM, apresentaram o trabalho “As pathosformeln reconcebidas em memes: fórmula e releituras”, sob orientação do professor Guilherme Silveira. O trabalho tratou de realizar a leitura de memes de internet a partir da perspectiva de Aby Warburg em relação à persistência — e “pós-vida” — das formas e temas nas imagens, sendo possível revisitar a sobrevivência da Antiguidade (das Nachleben der Antike) e as Pathosformeln na repetição e “métrica” dos memes.

Guilherme Mori e o professor Lawrence Malanski apresentaram o trabalho “Oh-ow!’: transformações das paisagens cotidianas por sons de dispositivos digitais obsoletos”, que discutiu as transformações da paisagens pelos sons de dispositivos digitais já obsoletos, como os do comunicador instantâneo ICQ (representado pela onomatopéia “Oh-ow!”) e o modo como diferentes pessoas representam esses sons a partir de reproduções fora de seus contextos originais.