Estudantes do 4º ano do curso técnico em Informática têm suas cartas do leitor publicadas no jornal Folha de Londrina – Campus Londrina

No dia 5 de maio de 2023, foram publicadas no jornal Folha de Londrina cartas do leitor dos estudantes Matheus Gaino Silvério e João Pedro Milhorini Ferminiano e, no dia 8 do mesmo mês, a carta do leitor de Guilherme Mattos Conde, da turma do curso técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio (TINFEM) do IFPR – Campus Londrina.

As cartas produzidas são o resultado de um trabalho sobre o gênero carta do leitor nas aulas da disciplina de “Língua Portuguesa e suas literaturas IV”, ministradas pela docente Marília Curado Valsechi, no período de 24 de março a 24 de abril de 2023. Inicialmente, foi estudado o gênero carta do leitor, sua função social, local onde circula, sua estrutura composicional, bem como foi indagado aos alunos se eles tinham a prática de leitura e produção de textos do gênero. Em seguida, foram lidas e analisadas algumas cartas do leitor publicadas na página do jornal Folha de São Paulo.

Após estes estágios iniciais, foi proposta pela docente a elaboração decartas do leitor para serem enviadas ao jornal Folha de Londrina. Então, a professora questionou os alunos sobre que temas eles gostariam de escrever.
Os alunos sugeriram, pela plataforma Google Classroom, os assuntos de sua preferência. A professora selecionou quatro textos de diferentes gêneros (notícias e um artigo) relacionados a alguns temas solicitados, a saber: esporte, política, tecnologia e gastronomia. A próxima etapa consistiu na construção, em sala de aula, de argumentos possíveis de serem utilizados, na escrita sobre um dos temas, o de tecnologia e política. Em casa, os alunos elaboraram outros argumentos. Logo após esse trabalho, os estudantes produziram a primeira
versão da carta de leitor, que foi revisada por pares. A segunda versão entregue foi avaliada e comentada pela professora. A seguir, os alunos aprimoraram a carta, resultando na terceira e última versão, que foi enviada aos editores do jornal, via e-mail, para possível publicação, e também à professora, para fins de avaliação bimestral.

Segundo a professora Marília, “este trabalho está baseado em uma concepção de escrita como prática social. O objetivo era que os alunos escrevessem para interlocutores reais, com a função social de gênero carta do leitor, que é expor a opinião a editores e leitores do jornal, e não apenas para a professora avaliar e atribuir um conceito.”

“Fiquei honrado por minha carta ter sido escolhida para ser publicada no
jornal dentre tantas opções
“, afirmou o estudante João Pedro.

Me ver no jornal com minha carta do leitor foi um mix de emoções;
muito orgulhoso e feliz em ver meu texto com minha opinião sendo reconhecido
pela Folha de Londrina”
, enunciou o aluno Matheus.

Matéria produzida coletivamente pelos alunos da 4ª série do Curso Técnico em Informática integrado ao ensino médio e pela professora Marília Curado Valsechi

Clique aqui para ler as cartas do leitor de Matheus Gaino Silvério e João Pedro Milhorini Ferminiano.**

Clique aqui para ler a carta do leitor do estudante Guilherme Mattos Conde.**

**As cartas também foram divulgadas na versão impressa do jornal.