Campus Londrina promove reflexão sobre preconceito e orgulho LGBTI+ – Campus Londrina

Notícias

Campus Londrina promove reflexão sobre preconceito e orgulho LGBTI+

Publicado em

Copiado!

No dia 28 de junho, data que marca o Dia Internacional do Orgulho LGBTI+, ocorreu no IFPR Campus Londrina, no auditório do campus Zona Norte, o evento em formato de cine debate intitulado “A sociedade brasileira e a homofobia: retratos de ontem e hoje”.

Discentes, docentes e demais servidores assistiram aos vídeos “Temporada de Caça” e “O Outro e Eu”, da diretora Rita Moreira, e realizaram uma conversa a partir de diferentes pontos evocados nas produções audiovisuais. 

Marcela Dorigão, discente do 4º ano do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, comentou: “Gostei bastante da proposta do evento, achei que os vídeos apresentados foram bem significativos para relembrar a nossa realidade, e poder ver as mudanças que ocorreram durante as décadas, resultado da luta e de seus ativistas. O evento foi muito importante por abrir um espaço confortável para os estudantes LGBTs narrarem suas vivências e, principalmente, serem ouvidos. No sentido de deixar claro que somos vistos e temos com quem contar dentro da instituição.”

“Ainda nos dias de hoje somos, a todo momento, bombardeados por influências incentivando a discriminação. Momentos como o deste evento, que fazem o justo e necessário contraponto, devem ser valorizados e incentivados, pois infelizmente ainda são escassos em nossa sociedade”, destacou o professor Felipe Faccini. 

Para Octávio Nishikawa, discente do 2º ano do Curso Técnico em Biotecnologia Integrado ao Ensino Médio, “O evento mostrou uma realidade que nós LGBTQIAP+ sofremos, em determinadas épocas diferentes. Foi um local muito aberto, onde expusemos nossas opiniões sobre cada documentário sem ter medo de alguém chegar e censurar o evento. Foi uma data que marcou muitas pessoas, e principalmente, mostrou que nem tudo são flores, ganhamos direitos e liberdades há pouco tempo, e ver que a instituição proporciona essas pautas, é de dar uma alegria no coração.”

Na opinião da pedagoga Morena Dolores, “O evento nos levou a refletir sobre as temáticas relacionadas à sexualidade, gênero e diversidade sexual, precisamos de mais momentos como esse no IFPR. Este tipo de ação é essencial para combater o preconceito e a homofobia, promover o respeito às diversidades e acolher sujeitos diversos”. 

A atividade foi promovida e organizada pelo CEPECH – Centro de Ensino, Pesquisa e Extensão em Ciências Humanas do IFPR Londrina, que engloba docentes de diferentes áreas do conhecimento, e foi conduzida pelo professor Alexandre Lisboa (Sociologia).

Topo