Apresentação
Atualizado em
O Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas tem duração de três anos e visa formar profissionais aptos a desenvolver e analisar sistemas e aplicar tecnologias da computação na solução de problemas organizacionais. O estudante aprende a desenvolver o raciocínio lógico, a fim de planejar, gerenciar, desenvolver e criar softwares, desenvolvendo capacidades para atuar em empresas que necessitem de Analista de Sistemas, Analista de Negócios, Desenvolvedor de Sistemas, Coordenador de Infraestrutura de TI, Gerente, Consultor de TI, Empreendedor de TI, Administrador de Bancos de Dados, Administrador de Redes, entre outros.
Horário de oferta do curso: segunda à sexta-feira das 07h30min às 11h35min (com possibilidade de reposições aos sábados)
Tempo de duração do curso: 3 anos
Regime Letivo: Semestral (curso ofertado em 6 semestres letivos)
Número de vagas do curso: 40
Modalidade: Presencial
Nível: Superior de Tecnologia
Valor: Gratuito
Forma de Ingresso: Processo seletivo (prova) realizado anualmente
Requisitos de Acesso ao Curso: Ensino médio completo
Início das aulas: 1º semestre de cada ano
Horário de Aulas do Curso
Horário de aulas 2024 (1º semestre)
Objetivos do Curso
O Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas tem como objetivo preparar profissionais qualificados para analisar, projetar e construir aplicações de software, bem como administrar e padronizar as respectivas especificações e documentos, individualmente ou em grupo, tanto no âmbito técnico quanto no gerencial, para os mais variados propósitos, além de estimular a criação e a implantação de inovações tecnológicas na área de Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
O Curso visa formar profissionais capazes de se desenvolverem intelectualmente de forma autônoma e ininterrupta, atentos à ética, ao desenvolvimento sustentável, à formação de opinião e à construção de uma sociedade justa e com igualdade civil, política e moral.
Perfil Profissional
O Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas possibilita que o aluno adquira conhecimentos e competências para solucionar problemas da sociedade e das organizações, estando apto a:
- Analisar, projetar, desenvolver, testar, implantar e manter sistemas computacionais de informação;
- Avaliar, selecionar, especificar e utilizar metodologias, tecnologias e ferramentas da Engenharia de Software, linguagens de programação e bancos de dados;
- Coordenar equipes de produção de softwares;
- Vistoriar, realizar perícia, avaliar, emitir laudos e pareceres técnicos em sua área de formação.
O egresso deverá, ainda, ter condições de assumir o papel de agente transformador do mercado de trabalho na sociedade em que está inserido, sendo capaz de provocar mudanças.
Áreas de Atuação
O profissional formado no Curso Superior de Análise e Desenvolvimento de Sistemas poderá atuar em empresas em geral, exercendo atividades técnicas e de coordenação de projetos na área de informática, com ênfase em sistemas voltados para Internet. Estas atividades podem ser divididas em três grandes áreas distintas: suporte técnico, análise e desenvolvimento de sistemas e gestão da tecnologia. O curso proposto conta também com diversos componentes curriculares ligados à área de gestão, complementando a formação do egresso, principalmente com vistas a atividades empreendedoras. A formação permite a esse profissional atuar também nas áreas de ensino e pesquisa em tecnologia.
De acordo com o Catálogo Nacional de Cursos Superiores em Tecnologia (2016, p. 52), o Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas poderá atuar em diversas áreas, tais como:
- Empresas de planejamento, desenvolvimento de projetos, assistência técnica e consultoria;
- Empresas de tecnologia;
- Empresas em geral (indústria, comércio e serviços);
- Organizações não-governamentais;
- Órgãos públicos;
- Institutos e Centros de Pesquisa;
- Instituições de Ensino, mediante formação requerida pela legislação vigente.