Perguntas Frequentes
Atualizado em
ATENDIMENTO NO CAMPUS LONDRINA DURANTE O PERÍODO DE SUSPENSÃO DAS ATIVIDADES ACADÊMICAS E ADMINISTRATIVAS
COMO ESTÁ SENDO FEITO O ATENDIMENTO NO CAMPUS?
O atendimento tem ocorrido preferencialmente de forma remota, via e-mail. Na forma presencial, excepcionalmente, apenas para encontros agendados referentes às entregas de materiais de ensino para atividades em Regime Didático Emergencial (RDE) e equipamentos disponibilizados pelo Edital da PRODIGI. Seguem os contatos dos setores para atendimento via e-mail:
E-MAILS:
- Secretaria Acadêmica: secretaria.londrina@ifpr.edu.br
- Sepae: secao.pedagogica.londrina@ifpr.edu.br
- Biblioteca: biblioteca_londrina@ifpr.edu.br
- Gabinete da Diretoria-Geral: gab.londrina@ifpr.edu.br
- Diretoria de Ensino, Pesquisa e Extensão: paulo.cypriano@ifpr.edu.br
- Diretoria de Planejamento e Administração: diplad.londrina@ifpr.edu.br
- Coordenação de Ensino: angela.martins@ifpr.edu.br
- Coordenação de Pesquisa e Extensão: flavio.fernandes@ifpr.edu.br
- Coordenação Técnico em Biotecnologia: biotec.londrina@ifpr.edu.br
- Coordenação Técnico Integrado em Informática: reinaldo.nishikawa@ifpr.edu.br
- Coordenação Curso Subsequente em Enfermagem: rejane.furuya@ifpr.edu.br
- Coordenação Subsequente em Massoterapia: juliana.fernandes@ifpr.edu.br
- Coordenação Subsequente em Prótese: karen.perdigao@ifpr.edu.br
- Coordenação Subsequente em Saúde Bucal: paulo.rossato@ifpr.edu.br
- Coordenação Licenciatura em Ciências Biológicas: licbio.londrina@ifpr.edu.br
- Coordenação Tecnólogo Análise e Desenv. Sistemas: romualdo.freitas@ifpr.edu.br
- Coordenação Especialização em Práticas Interdisciplinares para o Ensino de Ciências: mariana.pizarro@ifpr.edu.br
- CELIF
- Língua Espanhola – Marília Curado Valsechi – marilia.valsechi@ifpr.edu.br
- Língua Inglesa – Marlene Ap. Ferrarini Bigareli – marlene.ferrarini@ifpr.edu.br
- Língua Portuguesa – Karen Moscardini – karen.moscardini@ifpr.edu.br
1. A RECEPÇÃO DA UNIDADE DOM BOSCO ATENDE AO TELEFONE?
Sim, mas, o atendimento telefônico na unidade Dom Bosco não está apto ao atendimento de estudantes e familiares. Os funcionários dedicam-se apenas à manutenção e segurança do edifício.
2. QUANDO RETORNARMOS, ESTAREMOS NO CAMPUS NOVO?
Ainda não há previsão de data para entrega das instalações do novo prédio, localizado na região norte, para o campus.
3. QUANDO SERÁ O RETORNO AO PRESENCIAL?
Segundo a Portaria nº 1107/2020 estão suspensas as atividades acadêmicas até 31/03/2021. Após esta data serão publicadas novas orientações da Reitoria, com base em recomendações do Ministério da Saúde e Ministério da Educação (MEC). Para essa tomada de decisão, também serão considerados dados relacionados à evolução da pandemia no município de Londrina.
4. COMO FUNCIONARÁ PARA ESTUDANTES E SERVIDORES DO GRUPO DE RISCO QUANDO VOLTARMOS AS ATIVIDADES PRESENCIAIS?
No retorno às atividades presenciais serão implementadas medidas específicas que preservem a saúde e a segurança dos estudantes e servidores que pertencem ao grupo de risco para Covid-19.
ATIVIDADES ACADÊMICAS DURANTE A PANDEMIA COVID-19
1. O QUE É O RDE (REGIME DIDÁTICO EMERGENCIAL)?
Conforme a RESOLUÇÃO Nº 29, DE 28 DE SETEMBRO DE 2020, “Entende-se por Regime Didático Emergencial o conjunto de normas referentes à retomada do calendário acadêmico para o ano de 2020, com as ações de organização do trabalho pedagógico a serem adotadas pelos cursos ofertados pelo IFPR, estruturado para um período excepcional, em face da situação de calamidade pública decorrente da pandemia de Covid-19, a fim de promover o prosseguimento das atividades de ensino, protegendo a vida de estudantes e servidores/as e promovendo o ensino em conformidade com as orientações de prevenção e controle do contágio nesta instituição.”
2. COMO AS ATIVIDADES ACADÊMICAS DO RDE ESTÃO SENDO DESENVOLVIDAS?
As atividades acadêmicas do RDE estão sendo realizadas com o auxílio de plataformas digitais como Google Sala de Aula (Google Classroom), por meio de atividades síncronas e assíncronas.
3. O QUE SÃO ATIVIDADES SÍNCRONAS?
São consideradas atividades síncronas aquelas organizadas pelos professores, de forma on-line, ao vivo, em horários agendados e publicados, a partir de uma metodologia que prioriza diálogo, pesquisa, vínculo, retomada das atividades entregues pelos estudantes e trocas de conhecimentos.
4. O QUE SÃO ATIVIDADES ASSÍNCRONAS?
São consideradas atividades assíncronas aquelas organizadas pelos professores, gravadas e disponibilizadas nas plataformas virtuais e em outras formas off-line ou impressos, disponibilizadas aos estudantes, preferencialmente com um cronograma, orientações de estudos e formas e instrumentos de avaliações.
5. EU POSSO REPROVAR POR FALTAS NAS ATIVIDADES SÍNCRONAS?
Não haverá reprovação por faltas no RDE. Entretanto, a falta de participação nas atividades síncronas causa prejuízo ao estudante uma vez que o priva de interagir e compartilhar conhecimentos com os colegas e docentes. Aos estudantes que não comparecerem às aulas síncronas será disponibilizada a gravação da aula, completa ou em partes, ou outro recurso didático que assegure a apropriação do conteúdo desenvolvido. Ressalta-se que o conceito final será atribuído pelo docente com base no desempenho e conhecimento demonstrado pelo estudante.
6. EU POSSO REPROVAR POR FALTAS SE NÃO ENTREGAR AS ATIVIDADES ASSÍNCRONAS
Não. Porém, a não realização das atividades assíncronas causa prejuízos ao processo aprendizagem e o impede de ter um bom desempenho nos componentes curriculares, o que pode acarretar em reprovação.
7. E SE EU REPROVAR EM ALGUM COMPONENTE?
A reprovação em UM componente curricular não acarretará retenção dos estudantes dos cursos técnicos de nível médio, subsequentes e dos cursos de graduação no ano letivo de 2020. O estudante deve consultar o Projeto Político Pedagógico do curso (PPC), Coordenação do curso ou a Sepae para informações a respeito do número de componentes do seu curso que poderá causar retenção.
8. NÃO ESTOU CONSEGUINDO ACOMPANHAR TODAS AS DISCIPLINAS EM RDE, POSSO CANCELAR ALGUM COMPONENTE CURRICULAR?
Exceto para os cursos do Ensino Médio Integrado (Biotec e Tinfem), durante a vigência deste RDE, o estudante devidamente matriculado ou seu representante legal, poderá, dentro do prazo previsto no calendário acadêmico, solicitar o cancelamento de componente curricular. Esta regra não se aplica para estudante que esteja matriculado em apenas 01 (um) componente curricular.
ESTÁGIOS
1. COMO COLHER ASSINATURAS PARA OS ESTÁGIOS?
Conforme a Portaria 849/2020, que determina a suspensão das atividades presenciais no IFPR até 31/12, os servidores do campus Londrina têm trabalhado remotamente e, portanto, não é possível que os responsáveis pelos estágios façam a assinatura nos termos de compromisso, relatórios de estágios e demais documentos. O estudante deve enviar os documentos (termo de compromisso, relatórios) via e-mail, os quais serão analisados pelo docente responsável que dará sua ciência pelo mesmo e-mail. Essa troca de mensagens e documentos deve ser anexada aos documentos físicos que serão assinados no retorno das atividades presenciais. Dúvidas, entrar em contato: elaine.brandt@ifpr.edu.br, angela.martins@ifpr.edu.br, flavio.fernandes@ifpr.edu.br
BIBLIOTECA
1. A BIBLIOTECA ESTÁ EMPRESTANDO LIVROS?
Não, no momento a biblioteca está atendendo apenas às demandas que possam ser atendidas remotamente.
2. ESTOU COM LIVRO EMPRESTADO DA BIBLIOTECA. O QUE FAÇO?
Se você está com livro emprestado, não se preocupe. Use-o e cuide dele até o retorno das atividades presenciais no campus.
3. NO QUE A BIBLIOTECA PODE ME AJUDAR NESSE PERÍODO DE RDE?
- Cadastro no Sistema Pergamum, por meio de solicitação pelos canais de comunicação com a Biblioteca;
- disponibilização de tutorial de acesso à Biblioteca Virtual da Pearson, na página do Campus e nas redes sociais ou mediante solicitação pelos nossos canais de atendimento;
- auxílio no acesso a recursos informacionais, especialmente à: Biblioteca Virtual da Pearson, Rede CAFe (Portal da Capes) e Normas da ABNT;
- emissão de declaração negativa de débitos;
- depósito on-line de teses e dissertações;
- elaboração de fichas catalográficas;
- atendimento a outras demandas, que possam ser realizadas remotamente.
4. COMO FAÇO PARA UTILIZAR A BIBLIOTECA VIRTUAL DA PEARSON?
Organizamos esse tutorial em PDF para você aprender a usar: Para ter acesso a Biblioteca Virtual Pearson
Tem também um vídeo com as informações: Vídeo – como acessar a Biblioteca Pearson
Para ter acesso a BV Pearson clique em: https://biblioteca.ifpr.edu.br/pergamum_ifpr/biblioteca/index.php
5. COMO FAÇO PARA TER ACESSO ÀS NORMAS DA ABNT?
Entre em contato com a equipe da biblioteca, por algum dos nosso canais de comunicação, para ter acesso à norma que precisa. Se preferir, o canal CONEXÃO IFPR disponibiliza o vídeo “Aprenda a acessar as normas da ABNT”: https://www.youtube.com/watch?v=8WI0Vu7n3pQ
6. COMO FAÇO PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO DO PORTAL DE PERIÓDICOS CAPES?Organizamos esse tutorial em PDF para você aprender a usar (Para ter acesso ao Portal Capes).
7. COMO ENTRO EM CONTATO COM A EQUIPE DA BIBLIOTECA?
Dispomos dos seguintes canais de comunicação:
- E-mail: biblioteca_londrina@ifpr.edu.br
- Facebook: https://www.facebook.com/bibifprlondrina
- Instagram: ifprbibliotecalondrina
SECRETARIA ACADÊMICA
1. TENHO QUE FAZER A REMATRÍCULA? QUANDO?
A rematrícula é obrigatória e a sua garantia de permanência no curso. Devido à suspensão do calendário acadêmico, as rematrículas serão feitas somente no período de 08 até 16/03/2021. Confira essas e outras datas importantes no link: Calendário Acadêmico – IFPR-Campus Londrina.
2. COMO FAÇO PARA TRANCAR O CURSO?
Para realizar o trancamento do curso, basta efetuar a sua solicitação por meio do Protocolo online, disponível no link: Protocolo online – Campus Londrina, e seguir as instruções contidas no formulário.
3. QUEM NÃO PODE SOLICITAR TRANCAMENTO DE CURSO?
Estudantes menores de 18 anos matriculados em cursos técnicos integrados ao Ensino Médio (BIOTEC e/ou TINFEM) e estudantes matriculados em cursos de oferta esporádica, como FIC e Pós-Graduação.
4. ATÉ QUANDO POSSO SOLICITAR O TRANCAMENTO DE CURSO?
Não há um prazo máximo para solicitação de trancamento. De acordo com a normativa do RDE, o trancamento de curso tem fluxo contínuo, podendo ser solicitado a qualquer momento (via Protocolo online – disponível no link: Protocolo online – Campus Londrina).
5. COMO FAÇO PARA DESTRANCAR O CURSO?
O destrancamento de curso deve ser solicitado preferencialmente nos períodos de rematrícula, ou seja, de 08 a 16/03/2021. Caso o destrancamento seja solicitado fora desse prazo, além da análise para deferimento/indeferimento da Coordenação de Curso, passará também pela análise da Direção de Ensino, a qual poderá deferir ou indeferir a solicitação. Para solicitar o destrancamento, solicitar no Protocolo online – Campus Londrina e seguir os procedimentos indicados”.
6. HAVERÁ NOVAS CHAMADAS PARA O PROCESSO SELETIVO 2019/2020?
Não, a 8º e a 9º chamadas complementares foram suspensas, conforme Editais 43 e 44/2020, disponíveis em Suspensão de Chamadas Complementares.
PROCESSO SELETIVO 2020/2021
1. COMO VAI SER O PROCESSO SELETIVO 2020/2021?
Excepcionalmente neste ano, devido à pandemia de Covid-19, o processo seletivo para ingresso no IFPR não ocorrerá por terá provas presenciais. Para os cursos de Nível Médio (técnicos integrados e técnicos subsequentes ao Ensino Médio), será realizado sorteio público. Já para os cursos superiores, será utilizado o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os anos do ENEM a serem considerados serão publicados brevemente em Edital.
2. COMO FICARÁ A RESERVA DE VAGAS PARA AS COTAS?
A política de reserva de vagas (cotas) do IFPR será mantida – em nossos processos seletivos, são reservadas 80% das vagas para inclusão social, sendo as 20% restantes destinadas à ampla concorrência.
3. QUANDO POSSO ME INSCREVER PARA PARTICIPAR DO SORTEIO PÚBLICO?
Ainda não há datas definidas. Serão divulgadas, em breve, mais informações sobre o Processo Seletivo IFPR 2020/2021, como, por exemplo, o edital do certame com o cronograma e o quantitativo de vagas por campi e por curso.