Sobre a Covid-19
Atualizado em
O QUE É COVID-19?
Os CORONAVÍRUS são uma grande família de vírus comuns em muitas espécies diferentes de animais, incluindo camelos, gado, gatos e morcegos. Raramente, os coronavírus que infectam animais podem infectar pessoas.
Em dezembro de 2019, em Wuhan na China, descobriu-se a transmissão de um NOVO Coronavírus, chamado pelos cientistas de SARS-CoV-2. Esse novo vírus é causador de uma infecção respiratória que pode desenvolver-se de forma grave, causando o que os profissionais de saúde chamam de Síndrome Respiratória Aguda Grave. As autoridades de saúde nomearam esta doença como COVID-19, uma abreviação do nome em inglês Coronavirus (COVI) Disease (D), ou doença do Coronavírus. Devido a sua descoberta ainda no ano de 2019, a doença ficou conhecida como COVID-19.
Sendo assim, pode-se dizer que a COVID-19 é uma doença causada pelo coronavírus, denominado SARS-CoV-2, que apresenta um espectro clínico variando de infecções assintomáticas a quadros graves. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a maioria (cerca de 80%) dos pacientes com COVID-19 podem ser assintomáticos ou ter poucos sintomas.
QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS SINTOMAS DA COVID-19?
Os sintomas da COVID-19 podem variar de um resfriado, a uma Síndrome Gripal (presença de um quadro respiratório agudo, caracterizado por, pelo menos dois dos seguintes sintomas: sensação febril ou febre associada a dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza) até uma pneumonia severa. Sendo os sintomas mais comuns:
- Tosse;
- Febre (temperatura corporal acima de 37,8ºC);
- Coriza;
- Dor de garganta;
- Dificuldade para respirar;
- Perda de olfato;
- Alteração do paladar;
- Distúrbios gastrintestinais (náuseas/vômitos/diarreia);
- Cansaço;
- Diminuição do apetite;
- Falta de ar;
COMO OCORRE A TRANSMISSÃO DA COVID-19?
A transmissão acontece de uma pessoa doente para outra ou por contato próximo por meio de:
- Toque do aperto de mão contaminadas;
- Gotículas de saliva;
- Espirro;
- Tosse;
- Catarro;
- Objetos ou superfícies contaminadas, como celulares, mesas, talheres, maçanetas, brinquedos, teclados de computador, dentre outros.
COMO POSSO ME PROTEGER DA COVID-19?
As recomendações de prevenção à COVID-19 são as seguintes:
- Higiene das mãos: higienize regularmente as mãos, utilizando água e sabão ou álcool em gel 70%. Essa frequência deve ser ampliada quando estiver em algum ambiente público (ambientes de trabalho, prédios e instalações comerciais, dentre outros), quando utilizar estrutura de transporte público ou tocar superfícies e objetos de uso compartilhado.
- Utilize máscara de proteção facial: recomenda-se a utilização de máscaras em todos os ambientes, pois estas funcionam como uma barreira física, em especial contra a saída de gotículas potencialmente contaminadas. As máscaras devem cobrir todo nariz e boca e ser trocadas a cada 2 horas de uso contínuo.
- Etiqueta respiratória: ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com a parte interna do cotovelo. Não tocar olhos, nariz, boca ou a máscara de proteção fácil com as mãos não higienizadas. Se tocar olhos, nariz, boca ou a máscara, higienize sempre as mãos como já indicado.
- Distanciamento físico: mantenha distância mínima de 1 (um) metro entre pessoas em lugares públicos e de convívio social. Evite abraços, beijos e apertos de mãos. Adote um comportamento amigável sem contato físico, mas sempre com um sorriso no rosto. Não compartilhe objetos de uso pessoal como talheres, toalhas, pratos e copos.
- Distanciamento social: evite sair de casa para atividades não essenciais e locais com aglomerações de pessoas. Quando for inevitável sair de casa, organize-se para realizar o maior número de tarefas possível na mesma oportunidade, utilize máscara todo o tempo e intensifique a rotina de higiene das mãos.
- Cuidados com o ambiente: higienize com frequência o celular, brinquedos das crianças e outros objetos que são utilizados com frequência. Mantenha os ambientes limpos e bem ventilados. Evite o uso de aparelhos de ar condicionado em ambientes fechados.
- E se estiver com sintomas respiratórios: evite contato próximo com outras pessoas, principalmente idosos e doentes crônicos, busque orientação pelos canais on-line disponibilizados pelo SUS ou atendimento nos serviços de saúde e siga as recomendações do profissional de saúde.
Para mais informações sobre a COVID-19 acesse:
Brasil: https://coronavirus.saude.gov.br/
Paraná: https://www.saude.pr.gov.br/Pagina/Coronavirus-COVID-19
Londrina: https://geo.londrina.pr.gov.br/portal/apps/opsdashboard/index.html#/d2d6fcd7cb5248a0bebb8c90e2a4a482