Campus Londrina realiza I Semana do Meio Ambiente – Campus Londrina

Campus Londrina realiza I Semana do Meio Ambiente

Evento que marca o dia do meio ambiente, comemorado no dia 05 de junho, ocorreu entre os dias 05 e 07 do presente mês.

O evento contemplou desde discussões e reflexões acerca das questões ambientais, bem como de outros temas relevantes à formação integral dos estudantes do curso de licenciatura, por meio de palestras, minicursos e apresentações de trabalhos.

O encontro, organizado pelo curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Campus Londrina, contou com a participação de estudantes de outros cursos e instituições, principalmente para estimular a apresentação e trocas de experiências e informações, em destaque:

Palestra

Aspectos dos Resíduos Sólidos e seus reflexos na Sustentabilidade – O papel do biólogo no monitoramento de grandes impactos ambientais: o caso do rompimento da barragem de rejeitos de  Mariana/MG.

Palestrante: Eng. Ambiental Edson Massi

O papel do biólogo no monitoramento de grandes impactos ambientais: o caso do rompimento da barragem de rejeitos de  Mariana/MG” –

Palestrante: Prof. Dr. Carlos Eduardo Delfino Vieira

Oficinas

• Oficina de criação de trilha interpretativa para o ensino de biologia – Prof. Ms. Flávia Trzeciak – Laboratório de informática 3.
  • Onde está o “Ambiental” da Biotecnologia? Problematizações da Trilha de Aprendizagem do Novo E.M. – Prof. Dr. Dão Pedro de Carvalho Neto – Laboratório de Microbiologia.
  • Combustão como tema gerado de uma ação de ensino baseada em investigação – Prof. Jefferson Sussumu de Aguiar Hachiya – Laboratório de Química.
  • Apresentação em público: Sistematização para o desenvolvimento de competências – Prof. Dra. Kátia Valéria Marques Cardoso Prates – Auditório.
  • Produção de cerveja – Prof. Dr. Felipe Faccini dos Santos (Foodtech) – Laboratório de Alimentos.
  • Oficina de bordado – Fernanda de Oliveira Martins – Sala 12C.
  • Aplicações da ecotoxicologia na conservação ambiental – Dra. Millena T. Cabral e Prof. Dra. Luciana Fernandes de Oliveira – Laboratório de Biologia 2.
  • Noções básicas de manejo de fauna silvestre em ambientes urbanos – Beatriz Pereira, Bióloga Jonas Henrique Pugina e Lucas Mastellini – Sala 14C.
  • Compostagem como recurso metodológico de ensino – Eng. Ambiental Ana Carolina Pierotti Jacobs Borato – Sala 15C.
  • Exposição e avaliação de banners/estandes.
  • Mesa redonda (PRP e PIBID) – “Perspectivas do novo ensino médio na visão dos estudantes da rede, professores e futuros professores”.

Confira fotos do evento:

Revia Aparecida Peixoto de Paula Luna – Promotora de Meio Ambiente de Londrina