Mais 9 mil alunos têm acesso a cursos técnicos do IFPR – Instituto Federal do Paraná

Curso Técnico

Mais 9 mil alunos têm acesso a cursos técnicos do IFPR

A Educação a Distância do Instituto Federal do Paraná (EAD-IFPR) transmitiu nesta segunda-feira (27), via satélite, a aula inaugural dos cursos técnicos em Administração e Serviços Públicos com a participação do reitor Irineu Colombo. Ao todo, por meio da educação a distância, o IFPR conta com mais nove mil alunos em 207 polos distribuídos em quatro estados.

“A presidenta Dilma Rousseff tem como meta a formação de 8 milhões de técnicos até 2014. O IFPR é o instituto que mais tem contribuído para a expansão do ensino técnico na modalidade a distância em todo o Brasil e repassa essa tecnologia a outros estados”, afirmou Alessio Trindade de Barros, diretor de Desenvolvimento da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação(SETEC/MEC). De Brasília, participando ao vivo por telefone, Barros destacou o papel da rede e-Tec Brasil para atingir as metas de formação de técnicos do governo.

Durante a aula inaugural, o professor Irineu Mario Colombo, reitor do IFPR, observou que o desenvolvimento de novas metodologias na modalidade educação a distância é estratégico num país de dimensões continentais. “O Brasil, cresce, os empregos estão aparecendo e essa é uma forma moderna que contamos para educar e qualificar o trabalhador brasileiro”, disse o reitor.

O professor José Carlos Ciccarino, diretor do Campus EAD-IFPR, explicou que o sistema Rede e-Tec Brasil oferta educação profissional e tecnológica a distância com o propósito de ampliar e democratizar o acesso a cursos técnicos de nível médio, públicos e gratuitos, em regime de colaboração entre União, estados, Distrito Federal e municípios. Os cursos são ministrados por instituições públicas. O MEC é responsável pela assistência financeira na elaboração desses cursos. Aos estados, Distrito Federal e municípios cabem providenciar estrutura, equipamentos, recursos humanos, manutenção das atividades e demais itens necessários para a instituição dos cursos.

São parceiros do IFPR nesse projeto o Instituto Federal Baiano; IF do Mato Grosso do Sul; IF do Acre; IF de Rondônia; IF do Sul de Minas; IF do Triângulo Mineiro; IF do Norte de Minas; Secretaria de Estado da Educação do Piauí; e Secretaria de Estado da Educação do Paraná.

Informações e fotos: José Fernando Nandé .:.  EAD – IFPR