MEC garante mais recursos para a Educação a Distância do IFPR – Instituto Federal do Paraná

MEC garante mais recursos para a Educação a Distância do IFPR

O Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), atendeu a um pedido do IFPR e liberou um recurso extra de R$ 300 mil à Diretoria de Educação à Distância (EAD/IFPR). Os valores já estão sendo utilizados para o pagamento de diversos serviços.

Em audiência com o secretário de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), dirigentes do IFPR também apresentaram resultados obtidos pela EAD/IFPR e foi anunciada a participação do Instituto em um Grupo de Trabalho que irá discutir a EAD em toda a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica.

“Aparentemente, ao se comparar os novos recursos com o orçamento anual da EAD, os valores adicionais repassados ao IFPR podem não parecer relevantes, mas, na verdade, são muito importantes, tendo em vista que viabilizam o cumprimento de diversos contratos, principalmente os que dizem respeito à contratação de serviços como os executados por professores que ministraram aulas, corrigiram monografias ou participaram de bancas”, explica o Diretor Geral da EAD no IFPR, Marcelo Pedra.

“Recebemos elogios do secretário e também de outros reitores, o que demostra que estamos no caminho certo”, comenta o reitor do IFPR, Irineu Colombo. “Basicamente, temos constado melhorias na prestação do serviço e também no atendimento aos nossos milhares de alunos”, explica o reitor.

Para o ano de 2012, somente com referência aos cursos vinculados à Rede E-tec Brasil, o orçamento da EAD/IFPR foi de aproximadamente R$ 23 milhões.

Atualmente, de acordo com dados do Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec), a EAD/IFPR possui 26.082 alunos matriculados.

“Neste mês de dezembro, finalizamos as visitas aos mais de 300 polos que temos no Paraná e, no início do ano que vem, teremos, consolidadas, informações mais precisas referentes ao número de alunos e de polos que o IFPR possui em todo o país, que já ultrapassam os 400”, comenta Marcelo Pedra.

O Grupo de Trabalho que está sendo criado para discutir a EAD na Rede Federal será vinculado ao Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). Basicamente, este grupo discutirá e apresentará ao Governo algumas propostas que dizem respeito à organização desta forma de ensino nas instituições da Rede.