Membros da Comissão Própria de Avaliação reúnem-se com Reitor do IFPR – Instituto Federal do Paraná

reitor

Membros da Comissão Própria de Avaliação reúnem-se com Reitor do IFPR

Na terça-feira (30), os membros da Comissão Própria de Avaliação (CPA) do IFPR estiveram reunidos com reitor da instituição, professor Irineu Mario Colombo. Na ocasião, o presidente da comissão, professor Gilson Moraes, bem como a secretária, a servidora Luciana Milchareck, apresentaram resumo do Relatório de Auto-avaliação institucional referente ao ano de 2012.

A apresentação parcial do relatório de auto-avaliação foi solicitada pelo reitor do IFPR. O documento traz a sistematização das respostas e opiniões do público interno coletadas por meio de pesquisa de opinião aplicada nos meses de fevereiro e março de 2013. O relatório revela que mais da metade do quadro de servidores docentes e técnicos-administrativos participaram da pesquisa. Quanto à participação do corpo discente, ela foi três vezes maior que a amostragem mínima de 10% estipulada pela comissão, chegando perto de dois mil formulários respondidos. Os estudantes EaD foram responsáveis pelas informações prestadas por mais de oito mil questionários, que também superou o mínimo de 10% estipulado. A participação dos servidores e estudantes na pesquisa se deu de forma espontânea.

“Os dados levantados pelas manifestações da comunidade interna são pontos fundamentais nas argumentações das Pró-Reitorias e das Direções Gerais, bem como das Direções Sistêmicas, para o Planejamento Institucional dos próximos anos”, enfatizou Colombo.

Após a apreciação, ponderação e aprovação do Relatório de Auto-avaliação, a ser feita pelos membros participantes da CPA, este instrumento será disponibilizado a toda comunidade interna e externa, priorizando-se a plena transparência da política de administração e ensino que se faz em nossa Instituição.

Comissão Própria de Avaliação

A CPA, organismo independente dos demais conselhos do IFPR, tem por finalidade o planejamento, o desenvolvimento, a coordenação e a supervisão da Política de Avaliação Institucional, sendo também de sua competência a sistematização das avaliações interna e externa, devendo prestar informações diretamente ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais (INEP), ao IFPR e ao MEC.