Ministério do Desenvolvimento Social e IFPR discutem termo de cooperação técnica – Instituto Federal do Paraná

Campus Reitoria

Representantes do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) estiveram presentes na Reitoria do Instituto Federal do Paraná, na quarta-feira (8), para apresentar a Política Nacional de Assistência Social e propor um termo de cooperação técnica com o IFPR. Durante a reunião, a Diretora Patrícia Vilas Boas, do MDS, apresentou o modelo do Sistema Único de Assistência Social (Suas), sistema público que organiza, de forma descentralizada, os serviços socioassistenciais no Brasil, e também o CapacitaSUAS, o qual se trata de um programa nacional de capacitação do Suas.

Os representantes do MDS foram recebidos pelo Pró-Reitor de Extensão, Pesquisa e Inovação e Reitor Substituto na ocasião, Prof. Ezequiel Burkarter, pelo Diretor-Geral de Educação a Distância, Fernando Amorim, e pelo Diretor de Ensino Médio e Técnico, Gabriel Mathias Leão, entre outros servidores.

O MDS possui unidades públicas denominadas Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializada de Assistência Social (Creas), sendo que, havendo um entendimento entre o ministério e o IFPR, caberia ao Instituto, por meio de um novo curso técnico, contribuir com a formação de pessoal especializado para trabalhar nas referidas unidades. A primeira formação desses estudantes ocorreria na modalidade a distância.