Ministro da Educação pede que IFs ampliem vagas para formação de docentes – Instituto Federal do Paraná

Ministro da Educação pede que IFs ampliem vagas para formação de docentes

Em discurso realizado durante a posse da nova diretoria do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), o ministro da Educação, Henrique Paim, pediu aos institutos federais que ampliem a oferta de vagas em cursos de Licenciatura, destinados a formação de professores. Segundo o ministro, em média 8% das vagas nesses institutos são dedicadas à formação de docentes. Por lei, essa porcentagem deve chegar a 20%. Paim também destacou o importante papel da rede federal para a valorização das carreiras em química, matemática, biologia e física, áreas de maior carência no país. “A rede federal é peça essencial na formação dos professores”, disse o ministro

No IFPR, alunos em cursos de licenciatura são 10% do total de discentes

Em 2014, o IFPR ofereceu um total de 4058 vagas em cursos técnicos e superiores por meio do Processo Seletivo 2014 e do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Do total, 9,8% correspondem a vagas em 10 cursos de Licenciatura nos municípios de Foz do Iguaçu, Palmas, Paranaguá, Paranavaí e Telêmaco Borba.

A instituição concentra esforços para a criação de novos cursos de Licenciatura nas áreas da Matemática, Química, Física e Biologia, especialmente nos câmpus que ainda não oferecem cursos de graduação. “O Processo Seletivo 2014 nos fez perceber que há uma grande demanda reprimida por cursos de Licenciatura no interior do Estado. Os novos cursos de Física, oferecidos nas cidades de Foz do Iguaçu e Telêmaco Borba, e de Química, em Paranavaí, apresentaram a procura média de 5 candidatos por vaga já no primeiro processo seletivo, superando a concorrência dos mesmos cursos oferecidos por outras instituições públicas de ensino superior aqui no Paraná”, contextualiza o reitor do IFPR, professor Irineu Mário Colombo.

Atualmente, os estudantes regularmente matriculados em cursos de Licenciatura correspondem a 10% do total do corpo discente da instituição.

Com informações da Agência Brasil e Coordenadoria de Informações Institucionais e Estatísticas da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan) do IFPR.