Moçambicanos da Universidade Eduardo Mondlane visitam IFPR – Instituto Federal do Paraná

Nos Campi

Moçambicanos da Universidade Eduardo Mondlane visitam IFPR

O Reitor do Instituto Federal do Paraná, professor Alipio Leal, recebeu nesta semana visitantes da  Universidade Eduardo Mondlane (UEM), de Moçambique, na África. A comitiva veio ao Brasil para as comemorações do Jubileu de Ouro da Engenharia Florestal no Brasil e aproveitou a estadia para conhecer os projetos do IFPR na área ambiental, entre outros.

O Reitor explicou as linhas de atuação do IFPR em especial a forte atuação no campo da Agroecologia. “Infelizmente produzimos mais alimento para o gado estrangeiro do que para os brasileiros. Temos uma proposta de Agroecologia voltada para a pequena propriedade”, afirmou. Além disso, o reitor conversou sobre o curso de Gestão em Cooperativas, Informática e sobre o Programa de Qualificação dos Servidores Públicos, na modalidade de Educação a Distância (EAD).

Sobre possíveis parcerias com a Universidade Eduardo Mondlane o Reitor colocou o IFPR inteiramente à disposição. “Nossa experiência ao longo desses anos deve servir de estímulo a todos que queiram desenvolver seu potencial educativo”, afirma. O Reitor falou, ainda, sobre a importância de aproximar os países do Mercosul. “Precisamos ter uma nova compreensão sobre estratégias que sirvam de união em torno de objetivos e valores comuns”.

Os Diretores da Universidade Eduardo Mondlane contaram que, da perspectiva educacional, Moçambique “está em ebulição”. O país passa atualmente por discussões muito parecidas com as quais o Brasil teve por ocasião da criação dos Institutos Federais. “Tem universidade defendendo a que a Educação Profissional fique dentro da Universidade, outras afirmam o contrário”, explicam. De forma geral, os diretores buscam uma nova forma de educação em que o indivíduo seja capaz de entender o sistema todo.

Estiveram presentes o Diretor de Assuntos Educacionais, Firmimno Mucavele, o Vice-reitor, Angelo Macuacua, da Universidade Eduardo Mondlane, o Diretor da Faculdade de Agronomia e Eng. Florestal, prof. Mário Falcão, o Chefe do Departamento de Engenharia Floretal, Adolfo Bila, o Coordenador do Convênio UFPR/UEM, Agnelo Fernandes, o Coordenador do Curso de Engenharia Florestal, Dartagnan Baggio Emerenciano e o professor Nilton José de Sousa.