Publicado em
A exposição “Glück: o tempo e a imagem”, do fotógrafo Guilheme Glück, está em cartaz no Museu Oscar Niemeyer (MON) até 28 de fevereiro de 2016. A mostra fotográfica é fruto de um trabalho de pesquisa do professor de história Ederson Santos Lima, do Campus Curitiba, e conta com o apoio do Instituto Federal do Paraná.
“Glück: o tempo e a imagem” é uma exposição temática que aborda a coleção do fotógrafo Guilherme Glück, que morou na Lapa/PR durante grande parte do século XX. Dentre os destaques dos registros estão: fotografias do período conhecido como “Era Vargas”; de trabalhadores das décadas de 1920, 1930 e 1940, como sapateiros, alfaiates, carpinteiros, operários de engenhos e coletores de erva-mate; de aspectos culturais típicos da cidade da Lapa/PR, como cinemas, teatro e folia de reis; fotografias que revelam um pouco do cotidiano da educação na cidade, para as quais o fotógrafo registrou professores, alunos e também a arquitetura escolar que até os dias atuais se encontram na cidade. Além disso, há uma temática que revela as artimanhas utilizadas pelo fotógrafo para atender da melhor maneira possível seus clientes, revelando o cotidiano de um estúdio fotográfico, e chapas de vidro utilizadas pelo fotógrafo, que chamam muito a atenção nos tempos atuais da fotografia digital.
Ederson lembra que esse trabalho é fruto de pesquisas na área de Humanas do Campus Curitiba, que une três grandes fontes de estudo: História, Fotografia e Educação. Além disso, o docente coordena o grupo de pesquisa “Fontes primárias na Educação, na História e no Trabalho”, do qual a exposição faz parte. Estudantes do IFPR também tiveram participação nesse trabalho, através de dois bolsistas que estão ligados ao projeto Guilherme Glück: Maria Eugênia Reksua Rosa e Bernardo Passerino Szvarça, ambos do Curso Técnico Integrado de Processos Fotográficos na capital paranaense.
O professor Ezequiel Burkarter, Pró-Reitor de Extensão, Pesquisa e Inovação do IFPR, destaca que a exposição foi possível devido a uma parceria institucional entre o Instituto e o Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS/PR), o qual proporciona pesquisas na área de fotografia e história da fotografia. Estima-se que a mostra no MON deva ser visitada por aproximadamente 600 pessoas por dia, média de visitantes do principal museu do estado do Paraná.
A parceria com o MIS/PR é resultado do convênio entre o Instituto e a Secretaria Estadual de Cultura do Paraná (Seec) firmado em 2010: “O IFPR, como instituição de ensino, pesquisa e extensão, apoia esse projeto desde o convênio com a Seec, e foi exatamente isso que permitiu a presença de um pesquisador do Instituto no interior de uma instituição museológica estadual com autorização para manusear acervos fotográficos e documentais”, finaliza Ederson.
Esta é a segunda grande exposição que tem como tema central o conjunto de documentos e fotografias do fotógrafo Guilherme Glück. A primeira ocorreu na Casa Andrade Muricy entre 2011/2012 e teve como foco principal a figura do fotógrafo e seu olhar sobre a educação na cidade da Lapa/PR.
Serviço
Exposição “Glück: O Tempo e a Imagem”
De terça a domingo das 10h às 18h
R$ 9,00 ou R$ 4,50 (meia-entrada)
Museu Oscar Niemeyer (MON): R. Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba/PR
https://www.museuoscarniemeyer.org.br/]]>