Eventos de Inovação da AGIF – Instituto Federal do Paraná
Eventos de Inovação da AGIF

Atualizado em

A Agência de Inovação do IFPR (AGIF) é um órgão vinculado à Reitoria do IFPR, tendo por objetivos fomentar e incentivar a inovação e proteger a propriedade intelectual gerada no âmbito do IFPR, bem como sua transferência à iniciativa privada, de forma a contribuir com o desenvolvimento sociocultural e tecnológico local, regional ou nacionalmente.

Os principais eventos organizados pela AGIF/PROEPPI estão detalhados a seguir:

• OLIMPÍADA DE ROBÓTICA DO IFPR

A Olimpíada de Robótica do IFPR é um evento difuso, presente em todos os campi do IFPR. A AGIF/PROEPPI em parceria com os campi do IFPR promovem e realizam anualmente duas fases. A partir de editais de incentivo financeiro para aquisição de materiais e desenvolvimento de protótipos robóticos e ações em robótica no IFPR, a Fase 1 da Olimpíada de Robótica do IFPR é realizada localmente em todos os campi participantes do Edital da Olimpíada de Robótica. Já a Fase 2 é realizada em um dos campi do IFPR selecionados, contando com a participação de todo o IFPR. As duas fases são abertas para participação da comunidade, tanto na inscrição de competidores e robôs, como para acompanhar o evento como espectador.

A Olimpíada de Robótica do IFPR tem como objetivo promover a integração entre os participantes, atividades interdisciplinares e em grupo, preparando os estudantes e servidores para participação de eventos e campeonatos com as mesmas regras em níveis Estaduais, Nacionais e Internacionais na difusão dos conhecimentos e no desenvolvimento da Robótica e Novas Tecnologias.

• LANÇAMENTO DE FOGUETES DO IFPR

O Lançamento de Foguetes do IFPR é um evento promovido pela AGIF/PROEPPI em parceria com os campi do IFPR periodicamente. Sua realização é incentivada com editais de recursos financeiros para aquisição de materiais e desenvolvimento de mini foguetes com propulsão a ar, água ou combustível sólido, seguindo regras de campeonatos nacionais.

Os protótipos de mini foguetes são desenvolvidos localmente nos campi, sendo realizando um evento que pode ser prestigiado pela comunidade da região. O Lançamento de Foguetes do IFPR tem como objetivo promover a integração entre os participantes, atividades interdisciplinares e em grupo, preparando os estudantes e servidores para participação de eventos Estaduais, Nacionais e Internacionais na difusão dos conhecimentos e no desenvolvimento de Novas Tecnologias.

• INOVAIFPR

O INOVAIFPR é um evento regional promovido pela AGIF/PROEPPI em parceria com os campi do IFPR e os servidores/estudantes inventores no lançamento oficial dos Pedidos de Deposito de Patente dos campi/setores do IFPR, com objetivo de fomentar e divulgar a Política de Inovação do IFPR.

• IFAGROTECH

O IFagroTECH é um evento regional promovido pela AGIF/PROEPPI em parceria com os campi do IFPR, com foco no desenvolvimento da Inovação Tecnológica Agroindustrial nos campi do IFPR, sendo composto por Workshops de aproximação das necessidades tecnológicas e de inovação das comunidades no setor agroindustrial.

O IFPR possui notoriedade no desenvolvimento tecnológico na sociedade onde está inserido, principalmente nas regiões interioranas do Estado do Paraná, onde a grande maioria da renda está relacionada com atividades fins ou atividades indiretas do agronegócio, principalmente no tocante a agroindústrias, sejam elas provenientes de associações, cooperativas ou de pequenos núcleos familiares. Desta forma, é relevante a Instituição voltar seus esforços para conciliar a inovação tecnológica com a vocação regional. O Workshop é realizado pelo campus interessado, com apoio da AGIF/PROEPPI.

Sua opinião é importante para melhorar o site do IFPR.
Responda o questionário e nos ajude a fazer um site cada vez melhor.