No segundo dia de reunião, Consup delibera sobre temas de interesse dos campi – Instituto Federal do Paraná

No segundo dia de reunião, Consup delibera sobre temas de interesse dos campi

No segundo dia da reunião ordinária do Conselho Superior, realizada na Reitoria, nesta quarta-feira (31), seus membros aprovaram a criação de mais um curso e debateram situações específicas encaminhadas para deliberação do órgão máximo do IFPR. O curso aprovado hoje foi o de especialização em Ensino de Ciências e Matemática, do Campus Assis Chateaubriand. No dia anterior, já havia sido aprovada a criação de outros 15 cursos, de diferentes níveis e formas de oferta.

Londrina
No último dia da reunião, os conselheiros debateram carta enviada ao Consup por estudantes, pais, docentes e técnicos administrativos em Educação (TAEs) do Campus Londrina. A comunidade acadêmica solicitou ao conselho atenção à situação de infraestrutura do campus. Os conselheiros consideraram que o tema é de natureza administrativa e deliberaram que o presidente do conselho (reitor pro tempore do IFPR) responda às solicitações e tome as providências necessárias.

CIS-PCCTAE
Foi apresentada ao conselho a minuta do Regimento Interno da Comissão Interna de Supervisão (CIS) do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-administrativos em Educação (PCCTAE). O parecer do relator foi favorável com ressalvas. Ficou decidido que sugestões de alterações serão incluídas à proposta, que deverá ser apresentada ao Consup na forma de resolução. O documento deve ser votado na próxima reunião do conselho.

Afastamento
Foram apreciados pelos conselheiros recursos aos editais 07/2016-IFPR e 12/2016-IFPR , que tratam de afastamento para programa de pós-graduação stricto sensu. Os proponentes são três docentes do Campus Paranavaí. Com oito votos contrários e 12 favoráveis, os conselheiros aprovaram parecer que recomenda a emissão das portarias de afastamento dos professores.

Bibliotecas
O Consup apreciou a minuta do Regimento Interno do Sistema de Bibliotecas (Sibi) do IFPR. O relator do processo apresentou parecer desfavorável à aprovação do documento, destacando que o tema precisa, ainda, ser alvo de discussões por outras instâncias do Instituto, como o Colégio de Dirigentes (Codir), antes de ser apreciado pelo Consup. De forma unânime, os demais conselheiros aprovaram o parecer.

Debate democrático
O presidente do Consup e reitor pro tempore, professor Odacir Antonio Zanatta, destacou o alto nível da discussão e o preparo dos conselheiros. Para ele, o Consup está se fortalecendo e, dessa forma, contribuindo com a instituição, sendo corresponsável em decisões importantes. “Não podemos pensar que houve vencedores e vencidos: temos que sair daqui com a sensação de dever cumprido, de que trabalhamos para o bem da instituição, que deve sair vencedora ao final de todos os processos”, disse.

Assista
A reunião do Consup foi integralmente transmitida pela internet. A íntegra das discussões está disponível no YouTube. Confira:

Reunião do Consup do dia 30/08/2016

Reunião do Consup do dia 31/08/2016

Acompanhe as informações sobre o conselho na página do órgão.

Em primeiro dia de reunião, Consup aprecia propostas de criação de cursos