Nota de repúdio e solidariedade – Instituto Federal do Paraná

Nota Oficial

Nota de repúdio e solidariedade

Os Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) do Instituto Federal do Paraná (IFPR) e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (NEAB) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) vêm a público repudiar o fato lamentável que ocorreu nesta segunda-feira, 14 de outubro de 2024, com ataques racistas e misóginos contra a Deputada Federal Carol Dartora.

O ato de violência de autoria anônima, com ameaças de morte e ataques de ódio e intolerância feitas por meio do e-mail institucional da deputada, revela mais uma vez e de forma vergonhosa, o racismo e a misoginia que estão impregnados na sociedade brasileira e que precisam ser combatidos e rechaçados com veemência em todas suas instâncias e instituições.

Manifestamos nossa solidariedade à Deputada Carol Dartora e reconhecemos sua luta e posicionamento seguro no combate à todas as formas de discriminação e no enfrentamento às violências estruturais que assolam nossa sociedade. Violências que são cotidianas e que desacreditam, excluem e matam a população negra deste país, sobretudo as mulheres negras.

Solicitamos às instâncias competentes a devida proteção à vida da deputada, bem como, celeridade nas investigações para que os responsáveis pelas ameaças possam ser identificados e devidamente responsabilizados.

A construção de uma sociedade democrática e livre de qualquer forma de discriminação e violência é dever de todos/as e sempre será pauta de nossas instituições de ensino, comprometidas com uma educação crítica, cidadã e antirracista.