Nota em apoio à estudante Andressa Lustosa – Instituto Federal do Paraná

Nota em apoio à estudante Andressa Lustosa

Imagem colorida. Em primeiro plano está o texto "#somostodosporelas".
#somostodosporelas foi o mote da campanha para o Dia da Mulher de 2019, veiculada em diferentes ações institucionais e canais de comunicação do IFPR. Infelizmente sempre atual, é a nossa forma de dizer que somos contra todas as formas de violência contra as mulheres e que apoiamos nossa aluna Andressa incondicionalmente.

Em nome de toda comunidade interna do IFPR, expressamos nossa solidariedade à estudante Andressa Rosa Lustosa, do 7º período do curso de Direito do Campus Palmas.

No domingo (26), a acadêmica foi assediada por ao menos três indivíduos em um carro que passou ao seu lado enquanto ela pedalava pelas ruas da cidade.

Andressa se desequilibrou ao ser tocada por um deles, caiu da bicicleta e sofreu escoriações. Para além das injúrias físicas, o que mais machuca nesse caso é a humilhação pela qual passou, que fere todas as mulheres e também aos homens que as amam.

É indignante perceber que no ano de 2021 tantas ainda sejam desrespeitadas e sofram esse tipo de violência apenas por serem quem são.

“É humilhante que nós mulheres não possamos sair na rua para fazer uma atividade física. Você não pode sair na rua por medo. O que é isso? Em pleno século XXI. É triste!”, desabafou Andressa em entrevista ao programa televisivo “Encontro com Fátima Bernardes”, exibido na manhã desta terça-feira (28).

Repudiamos toda e qualquer forma de violência contra as mulheres e esperamos que haja justiça neste e em todos os casos semelhantes.

Andressa, estamos com você!