Portal do Aluno Presencial será testado no Campus Curitiba – Instituto Federal do Paraná

Campus Curitiba

Portal do Aluno Presencial será testado no Campus Curitiba

O Portal do Aluno Presencial (PEP) foi apresentado oficialmente na quinta-feira (11) ao reitor do Instituto Federal do Paraná, professor Alipio Leal. O Portal está pronto e parte agora para uma fase de testes, em que estudantes e professores de três turmas do Campus Curitiba irão experimentar a ferramenta.

A expectativa é de que para o início de 2011 todos os campi do IFPR já adotem o sistema como apoio às aulas presenciais.

Até lá, o Portal será avaliado pelos usuários e, caso necessário, passará por ajustes até a versão final.

A princípio, o Portal do Aluno Presencial servirá como suporte aos aspectos pedagógicos, melhorando a comunicação entre professores e alunos com diversas ferramentas de interatividade e espaço para postagem dos materiais de aula. A ferramenta dispõe de um fórum de discussão, pate-papo e tem uma interface moderna que permite ao usuário trabalhar com várias janelas ao mesmo tempo, uma função multitarefas. Além disso, chats e seminários online podem organizados pelos professores; o ambiente permite trabalhar com até 400 câmeras.

O Portal foi desenvolvido pelos analistas Giovane Calabrase e Jonath Rodrigues, responsáveis pelo Portal de Ensino à Distância (EAD) do IFPR que atende com sucesso a aproximadamente 40 mil estudantes. “O Portal do Aluno Presencial foi customizado para atender às demandas do púbico presencial; nessa fase ele já apresenta avanços em relação ao Portal do EAD principalmente pela nova interface gráfica”, explica Calabrese. “O Instituto Federal do Paraná está um passo à frente ao disponibilizar uma ferramenta como esta aos alunos dos cursos profissionalizantes; geralmente esse tipo de sistema só é oferecido pelas universidades particulares”, destaca Jonath Rodrigues.

Para o reitor, a ferramenta representa um avanço. “Agora precisamos despertar na comunidade a vontade de usar o sistema, em especial os professores, que disponibilizarão seu material de aula para os alunos”, diz. O PEP irá preencher uma lacuna, atualmente cada professor disponibiliza, a seu modo, textos, slides, vídeos e materiais de aula, agora, eles terão um ambiente centralizado, um complemento para a sala de aula.

O próximo passo é a montagem de um cronograma para capacitação dos professores das três turmas que vão experimentar o PEP. A ferramenta é simples e “intuitiva”, mas a capacitação garante segurança e potencializa o uso do sistema.