Novos câmpus do IFPR entram em atividade neste primeiro semestre de 2015 – Instituto Federal do Paraná

Expansão

Novos câmpus do IFPR entram em atividade neste primeiro semestre de 2015

Publicado em

Copiado!

O ano de 2015 vai ficar marcado na história do IFPR como aquele em que 11 novas unidades da instituição deram início às suas atividades letivas, com a oferta das primeiras turmas de cursos técnicos ou de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC). Juntos, oferecem 12 novos cursos técnicos, que se constituem como um novo horizonte para centenas de jovens em todo o estado. Em todas as unidades, os estudantes foram recebidos com atividades comemorativas. Confira!

Câmpus Avançado Astorga
No dia 10 de fevereiro, o Câmpus Avançado Astorga recebeu os estudantes do curso de Formação Inicial e Continuada de Cuidador Infantil. A turma é composta por educadoras da rede municipal de ensino. A equipe diretiva apresentou os objetivos da proposta pedagógica a ser executada no câmpus, as modalidades de cursos ofertados, bem como a missão dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia. A inauguração do câmpus está prevista para o final do primeiro semestre letivo de 2015, quando passa a ofertar a primeira turma de Ensino Médio, com o Curso Técnico em Administração. “A comunidade de Astorga aguarda ansiosamente a inauguração do câmpus, contando inicialmente com o Ensino Médio integrado, e, posteriormente, outras modalidades de educação, pesquisa e extensão”, afirma a Diretora-Geral do Câmpus, Jackeline Tiemy Guinoza Siraichi.

Câmpus Avançado Barracão
A equipe diretiva do Câmpus Barracão recebeu os primeiros 28 estudantes do Curso Técnico em Administração com uma aula magna, no dia 9 de fevereiro. As aulas do primeiro semestre letivo tiveram início no dia 19 do mesmo mês. “O início das atividades letivas do IFPR em Barracão é algo esperado ansiosamente pela comunidade local e pela equipe de servidores da instituição”, avalia o Diretor-Geral da unidade, Valdenir Iotti. A previsão é de que a primeira turma do Curso Técnico em Administração chegue a 40 estudantes, após a realização das chamadas complementares do processo de seleção.

Câmpus Avançado Coronel Vivida
Em Coronel Vivida, onde está localizado outro câmpus avançado do IFPR, as aulas tiveram início no dia 9 de fevereiro. Cerca de 80 alunos das primeiras turmas do curso Técnico em Administração, nas formas de oferta integrado ao Ensino Médio e subsequente, foram recebidos na sede da unidade pela equipe diretiva. Durante as primeiras semanas de aula, os novos estudantes foram incentivados a participar de atividades de integração, estimulando o entrosamento e a boa convivência. “A oferta do curso Técnico em Administração integrado ao Ensino Médio foi muito esperada por toda a comunidade. Essa expectativa já é uma realidade”, afirma o Diretor-Geral do Câmpus, professor Antônio Ferreira.

Câmpus Avançado Goioerê
Em Goioerê, os estudantes do Curso Técnico em Informática foram recebidos no dia 9 de fevereiro, com dinâmicas de integração. Depois, foram levados a conhecer a estrutura do câmpus, que ainda está em construção.

Câmpus Capanema
A aula inaugural do Curso Técnico em Cooperativismo, o primeiro do Câmpus Capanema, foi realizada no dia 19 de fevereiro, na Câmara de Vereadores do município. O evento contou com a presença dos alunos, seus familiares e outros interessados da comunidade. Também estiveram presentes a prefeita do município, Lindamir Maria de Lara Denardin, vereadores, lideranças locais e professores. A aula foi iniciada com breve discurso do diretor do câmpus, Professor Rodrigo Valdez, e seguida de uma palestra sobre cooperativismo, com o gerente regional do Sicredi, João Valdeci Delavi. A turma do curso técnico em cooperativismo é composta por 35 estudantes, que frequentarão aulas no período da manhã e tarde.

Câmpus Jaguariaíva
O Câmpus Jaguariaíva recebeu os 35 estudantes da turma do curso Técnico em Biotecnologia com uma semana de integração, entre os dias 9 e 13 de fevereiro. Além dos estudantes, a comunidade externa também participou das atividades e visitas técnicas. Os estudantes realizaram visitas em diversos locais, como pontos históricos do município, no Parque Linear e em indústrias da região. “O objetivo destes passeios foi fortalecer a identidade dos alunos com a cultura local”, afirma a Diretora-Geral do câmpus, professora Aline Renée Benigno dos Santos.

Câmpus Pinhais
No dia 23 de fevereiro, o Câmpus Pinhais realizou a aula inaugural dos cursos técnicos em Administração e Informática, ambos na forma de oferta integrada ao Ensino Médio. Cerca de 80 estudantes participaram. O evento foi realizado nas novas dependências do Câmpus Pinhais. Até então, as aulas, que iniciaram no dia 9 de fevereiro, aconteciam na Rua da Cidadania do município.

O reitor do IFPR à época, professor Irineu Mário Colombo, deu boas-vindas aos estudantes, e destacou que eles fazem parte de um momento histórico da educação brasileira. “Vocês estão em uma instituição de ensino que busca aliar o saber técnico e o saber científico, que busca a formação integral do estudante e não apenas a formação voltada para atender a demandas do mercado de trabalho, lógica que predominava até a criação dos institutos federais”, afirmou. O Diretor-Geral do Câmpus, professor Marcelo Camila Pedra, ministrou a aula, que abordou o ensino bilíngue e trilíngue, um dos diferenciais da unidade. “Existem apenas duas escolas federais que oferecem o ensino bilíngue ou trilíngue fora de áreas de fronteira no Brasil. Uma delas é o Câmpus Pinhais”, explicou.

Câmpus Pitanga
No Câmpus Pitanga, os estudantes da primeira turma do Curso Técnico em Cooperativismo foram recepcionados no dia 9 de fevereiro, nas dependências da unidade. A equipe de ensino planejou uma grande variedade de atividades pedagógicas com a finalidade de acolher os estudantes e motivá-los para o ano que começa. “A cidade de Pitanga e a região estão cientes dos benefícios que o IFPR traz para a comunidade. A população está vendo o início das atividades como um sonho realizado, proporcionando a todos qualidade no ensino e, consequentemente, desenvolvimento para a região”, afirma o Diretor-Geral do Câmpus, Professor Narciso Américo Franzin.

Câmpus União da Vitória
No dia 23 de fevereiro, os 40 alunos do curso Técnico em Informática integrado ao Ensino Médio foram recebidos para o primeiro dia de aulas no Câmpus União da Vitória. Eles foram recepcionados pela equipe do câmpus e receberam informações a respeito da estrutura do IFPR, da organização do câmpus, do projeto pedagógico do seu curso e também conheceram as políticas de assistência estudantil mantidas pelo IFPR. Os alunos também aproveitaram esse dia para conhecer os espaços pedagógicos e de convivência que utilizarão nessa primeira etapa do curso. Até que o prédio do câmpus fique pronto, as aulas acontecem nas dependências do Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv), instituição de ensino superior municipal que cedeu sala de aula e de apoio para professores e técnicos do IFPR.

No dia 25, os pais e responsáveis dos estudantes participaram de uma reunião com toda equipe, em que puderam conhecer a estrutura do IFPR, a organização do câmpus, os projetos para o Município, o projeto pedagógico do Curso Técnico em Informática e as políticas de assistência estudantil.]]>

Topo