Novos veículos para a frota do IFPR são entregues em reunião do Colégio de Dirigentes – Instituto Federal do Paraná

Os campi do Instituto Federal do Paraná (IFPR) já contam com novos carros, ônibus e micro-ônibus. Nesta terça-feira (28), foi realizada a entrega oficial de 15 novos veículos adquiridos recentemente. A cerimônia foi realizada no pátio da Reitoria do Instituto, em Curitiba, na primeira parte da reunião ordinária do Colégio de Dirigentes.

Os campi beneficiados com novos carros nesta primeira fase da expansão da frota são: Telêmaco Borba, Jacarezinho, Palmas, Irati, Umuarama, Londrina e Curitiba. Cada uma dessas unidades recebeu um veículo Sandero.

Os campi Paranaguá, Jacarezinho e Foz do Iguaçu receberam, cada um, um micro-ônibus. Um furgão e outros micro-ônibus foram para a Centran, em Curitiba, que também irá administrar dois ônibus rodoviários, cada um com 42 lugares, que serão disponibilizados para viagens mais longas, além de um veículo Ford Focus, para uso do reitor.

“Nossa meta é que cada unidade do Instituto receba, pelo menos, um carro e um micro-ônibus, para que as demandas locais sejam atendidas”, adiantou o reitor Alípio Leal. Segundo o pró-reitor de Administração e Infraestrutura, Paulo Tetuo Yamamoto, já estão sendo estudadas novas licitações para a aquisição de mais veículos para os outros campi: “Isso tudo depende de disponibilidade orçamentária, mas acreditamos que em breve será possível atender a todas as nossas unidades”.

A gestão dos novos veículos será compartilhada. As unidades do IFPR que não possuem esses recursos devem se organizar para utilizar a frota do campus mais próximo. A expectativa é a de que os veículos auxiliem na execução de atividades administrativas, aulas de campo, visitas técnicas e demais ações em que os alunos necessitem de transporte.

“De qualquer forma, nós sempre salientamos que os campi têm autonomia para definir suas prioridades; se um carro e um micro-ônibus não forem suficientes para a demanda local, os diretores podem reservar recursos do próprio orçamento para efetuar essas aquisições”, disse Alípio Leal. “Mas esperamos que esses novos veículos possam contribuir para a melhoria dos serviços que oferecemos aos nossos alunos e às comunidades onde estamos nos inserindo”, afirmou.

Os veículos de Curitiba já estavam sendo usados. Os dos campi foram enviados para as suas cidades nesta terça-feira.

Diretores ganham sala na Reitoria
Logo após a entrega dos veículos, os diretores de campi, pró-reitores e o reitor Alipio Leal inauguraram a “Sala dos Diretores de Campi”. O espaço, localizado no terceiro andar da Reitoria, será utilizado pelos diretores quando eles estiverem em Curitiba. Eles terão à disposição computadores com acesso à internet. Ao lado dessa sala, já estão em funcionamento quatro salas de reuniões, que poderão ser utilizadas por eles quando for preciso realizar algum encontro de trabalho (para grandes reuniões, existe a sala de reuniões do Conselho Superior).

“Em breve, nós vamos disponibilizar dois funcionários para trabalharem neste espaço; eles devem ser mais uma ponte entre os assuntos dos campi e os da Reitoria”, disse o reitor Alipio Leal. “Essa estrutura dará mais agilidade para os diretores, que terão facilidade, por exemplo, em localizar projetos e obter mais informações sobre os seus campi aqui na Reitoria”, explicou. Segundo o reitor, enquanto os servidores não são contratados, haverá um(a) estagiário(a) para realizar esse trabalho.

Colégio de Dirigentes
O Colégio de Dirigentes é um órgão de caráter consultivo, composto pelo reitor, pelos pró-reitores e pelos diretores-gerais de cada um dos campi que integram o IFPR. Clique aqui para conhecer os integrantes.