OAB-PR presta homenagem às 17 universidades paranaenses agraciadas com o Selo OAB Recomenda – Instituto Federal do Paraná

Instituto Federal do Paraná

OAB-PR presta homenagem às 17 universidades paranaenses agraciadas com o Selo OAB Recomenda

Publicado em

Copiado!

(Notícia do site da OAB)

A OAB Paraná prestou uma homenagem na manhã desta segunda-feira (9/9) às 17 universidades paranaenses agraciadas com o Selo OAB Recomenda. Na oportunidade, a seccional reconheceu a excelência acadêmica e o compromisso das instituições com o ensino jurídico de qualidade. 

O evento foi conduzido pela presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, e contou com as presenças do vice-presidente da seccional, Fernando Deneka; a secretária geral-adjunta Roberta Santiago; do diretor tesoureiro Luiz Fernando Pereira; da diretora da Jovem Advocacia, Fernanda Valério; da coordenadora das Comissões da seccional, Rafaela Kuster; dos conselheiros estaduais Ana Carla Harmatiuk Matos e Daniel Muller; da coordenadora de Direito Público da ESA, Estefânia Fernandes; do presidente da Comissão de Educação Jurídica, Bernardo Guimarães; e do presidente do Instituto dos Advogados do Paraná (IAP), Guilherme Brenner Lucchesi.

 O Selo é concedido com base nos resultados do Exame de Ordem e do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e uma regularidade de desempenho, com destaque das instituições comprometidas com a primazia educacional.  Em um universo com mais de 1.900 cursos de Direito no país, apenas 10% deles foram reconhecidos e recomendados pela Ordem. 

A 8ª edição do Selo de Qualidade OAB teve como tema “O fortalecimento da advocacia brasileira a partir do ensino jurídico de excelência”. O evento, realizado em julho pelo Conselho Federal da OAB em Brasília, contemplou 198 cursos de Direito das cinco regiões do Brasil com o reconhecimento.

“É uma honra e um prestígio muito grande para nós contar com as presenças de reitores e coordenadores de cursos de Direito neste ato”, destacou Marilena Winter ao se dirigir aos presentes. “Decidimos, em que pese esta ser uma honraria nacional, fazer esta cerimônia para certificar as universidades alinhadas àquilo que a OAB vem sempre buscando apoiar e incentivar, em prol da excelência da formação de futuros advogados”, disse.

“O nosso país tem mais de 1.900 cursos e apenas 10% receberam o reconhecimento. De acordo com o MEC, temos 132 cursos de Direito no Paraná. Desses, 17 foram contemplados pelo selo, o que destaca ainda mais o valor desse reconhecimento”, frisou Marilena.

A advogada Ana Carla Harmatiuk Matos frisou que a qualidade do ensino é fundamental para o fortalecimento do estado democrático de direito. “Os professores trabalham para dar o legítimo instrumento de suas profissões e continuar contribuindo para as bases desse país, que necessita ainda reafirmar o que são direitos, o que são deveres e o que é a realização da plena cidadania. A OAB Paraná quis destacar aqueles que tem qualidade nesse mister, porque também é nosso objetivo o patamar da cidadania”, afirmou.

“A quantidade de cursos que existe no Brasil é imensa, temos profissionais que se formam sem a bagagem técnica e humanística. A OAB tem entre suas missões institucionais esta preocupação, já que não há qualidade na advocacia sem uma boa formação acadêmica”, afirmou o presidente da Comissão de Educação Jurídica, Bernardo Guimarães.

Participaram do evento o coordenador do curso de Direito da FAE, Gilberto Andreassa Junior; o
coordenador do curso de Direito da UFPR, Guilherme Brenner Lucchesi; a advogada Melina Fachin, representando o reitor UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca; o coordenador do curso de Direito do IFPR (Palmas), Júlio Medina; o diretor de assuntos estudantis do curso de Direito do IFPR, Marcos Maia; a coordenadora do curso de Direito da UniCuritiba, Alessandra Neusa Sambugaro de Matos; o reitor da UGV Centro Universitário de União da Vitória, Mateus Cassol Tagliani; o pró reitor de Pós Graduação e Coordenador adjunto do Curso de Direito da UGV Centro Universitário de União da Vitória, João Vitor Passuelo Smaniotto; a reitora da UniBrasil, Camile Luciane da Silva; a coordenadora do curso de Direito da UNIBRASIL, Allana Campos Marques; o coordenador do curso de Direito da UNIBRASIL, Carlos Giovani Portugal; a coordenadora do curso de Direito da UEL, Juliana Kiyosen Nakayama; o coordenador do curso de Direito da PUC-PR, Jordão Violin; representando a PUC-PR Curitiba, Londrina e Maringá a coordenadora do curso de Direito, Renata Melfi; a vice-reitora da UEM, Gisele Mendes de Carvalho; representando a Universidade Estadual do Oeste do Paraná, a coordenadora do curso de Direito Marta Capellari; e o reitor da Universidade Positivo (Curitiba), Roberto Di Benedetto.

Em nome da UniCuritiba, a advogada Alessandra Neusa Sambugaro de Matos destacou a honra em receber a premiação. “Para nós, isso representa o nosso compromisso de manter a qualidade de ensino”, disse.

O reitor da Universidade Positivo, Roberto Di Benedetto, agradeceu a homenagem e falou brevemente sobre os desafios da contemporaneidade na formação jurídica. Ele enalteceu a importância da presença de instituições como a OAB em diálogos construtivos, visando o aprimoramento do ensino.

“Hoje  é dia de agradecer. Assumimos o compromisso de uma educação preocupada com o fortalecimento da democracia e, mais do que nunca, com a formação do cidadão Quando recebemos esta homenagem selamos um pacto de compromisso com esses estudantes”, disse a reitora da UniBrasil, Camile Luciane da Silva.

O reitor da UGV Centro Universitário de União da Vitória, Mateus Cassol Tagliani, também aproveitou a oportunidade para agradecer. “É um prazer estar nesta casa, muito nos orgulha. Ressalto também que 90% do nosso corpo docente é formado por egressos da instituição, o que muito nos orgulha”, afirmou.

Em nome do curso de direito da UFPR, o advogado Guilherme Lucchesi, destacou a relação de longa data da universidade com a OAB. “É grande a nossa responsabilidade em manter a qualidade do ensino jurídico. Poder continuar merecedor dessa homenagem é, para nós, uma alegria e uma felicidade imensa”, frisou.

Premiação

O Selo de Qualidade OAB foi instituído em 1999 pelo Conselho Pleno da entidade como parte do arsenal de ferramentas utilizadas para proteger a qualidade do ensino jurídico no Brasil. Estão à frente da iniciativa a Comissão Especial para Elaboração do Selo OAB Recomenda, com o apoio da Comissão Nacional de Educação Jurídica, a Comissão Nacional de Exame de Ordem e a Coordenação Nacional do Exame de Ordem Unificado.

Confira as universidades paranaenses  agraciadas com o Selo de Qualidade OAB Recomenda:

Centro Universitário Autônomo do Brasil – Curitiba
Centro Universitário Curitiba – Curitiba
FAE Centro Universitário – Curitiba
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná – Palmas
Pontifícia Universidade Católica do Paraná – Londrina
Pontifícia Universidade Católica do Paraná – Toledo
Pontifícia Universidade Católica do Paraná – Curitiba
Ugv Centro Universitário – União da Vitória
Universidade Estadual de Londrina – Londrina
Universidade Estadual de Maringá – Maringá
Universidade Estadual de Ponta Grossa – Ponta Grossa
Universidade Estadual do Norte do Paraná – Jacarezinho
Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Marechal Cândido Rondon
Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Francisco Beltrão
Universidade Federal do Paraná – Curitiba
Universidade Positivo – Campus Praça Osório Curitiba
Universidade Positivo – Campus Sede Curitiba

Notícia original: https://www.oabpr.org.br/oab-pr-presta-homenagem-as-17-universidades-paranaenses-agraciadas-com-o-selo-oab-recomenda/

Topo