Obras de revitalização do Câmpus Irati serão entregues na quarta-feira – Instituto Federal do Paraná

Notícias

Obras de revitalização do Câmpus Irati serão entregues na quarta-feira

Publicado em

Copiado!

Na próxima quarta-feira (22), às 10h, será realizada a solenidade de entrega das obras de revitalização do Câmpus  Irati. O Reitor do IFPR, professor Irineu Mario Colombo e os pró-reitores da instituição estarão presentes na solenidade, que contará, ainda, com a participação dos estudantes e servidores da unidade e da comunidade em geral. O investimento do Governo Federal foi de aproximadamente R$ 500 mil e permitiu melhorias na estrutura, doada pelo município ao IFPR em 2009.

Para o diretor geral do Câmpus Irati, professor Francis Luiz Baranoski, a revitalização é uma importante etapa concluída. “Nosso câmpus passou a ter um aspecto visual mais atraente tanto para a comunidade, servidores e alunos que aqui estudam quanto para os que virão. Acredito que esta seja apenas a primeira de muitas realizações no Câmpus Irati”, considera.

As obras de identificação visual seguiram o padrão do IFPR, que é uma estrutura multicampi. A revitalização incluiu construção de portal de entrada, guarita e bancos; construção de muro palito; colocação de pavers; instalação de quebra-sol nas janelas, postes de iluminação e mastro de bandeira, plantio de árvores e grama; e pintura externa.

Cursos técnicos

Desde março de 2010 o Instituto Federal do Paraná está em atividade em Irati com os cursos técnicos em Agroecologia, Informática e Produção de Moda, na modalidade presencial e destinados a alunos que já concluíram o Ensino Médio. Na modalidade EaD – Ensino a Distância, estão em andamento os cursos técnicos em Administração, Secretariado e Eventos e de Especialização em Gestão Pública. O objetivo é promover o desenvolvimento de mão de obra capacitada para atuar nas demandas locais e nos arranjos produtivos. A seleção de alunos acontece uma vez ao ano, geralmente no último trimestre.

Os docentes do câmpus também desenvolvem projetos de extensão que atuam diretamente na comunidade. São projetos de formação, assistência, consultoria, dentre outros, visando proporcionar as pessoas condições de protagonizar ações que possibilitem incremento na renda familiar e melhoria da qualidade de vida. O Câmpus Irati estabeleceu, ainda, parcerias com entidades e instituições locais com a finalidade de contribuir para a transformação da realidade social.

Pronatec

A expansão dos Institutos Federais atende a uma demanda crescente por profissionais qualificados. Nos próximos anos, o Câmpus deverá ofertar novos cursos e em diferentes categorias, consolidando a instituição como referência em educação profissional e tecnológica e contribuindo para o desenvolvimento da região Centro-Sul do Estado.

Por meio do PRONATEC – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego do Governo Federal, o Câmpus Irati passou a oferecer também os cursos de Auxiliar de Produção, Vitrinista, Auxiliar em Administração de Redes e Programador Web. Gratuitos, os cursos são voltados para estudantes do Ensino Médio de escolas públicas, para beneficiários de programas sociais do governo federal e do seguro desemprego, que recebem bolsa auxílio e material didático.

Topo