Oferta de ensino trilíngue é diferencial do Campus Pinhais – Instituto Federal do Paraná

Oferta de ensino trilíngue é diferencial do Campus Pinhais

O Campus Pinhais do IFPR possui metodologia de ensino que o diferencia das demais unidades componentes da Rede Federal: por meio do ensino trilíngue, os estudantes têm acesso, além da grade curricular regular, às línguas inglesa e espanhola, que somam cerca de ⅓ das atividades do currículo. A ideia de implantar tal metodologia surgiu de professores durante o processo de implantação do campus, para que Pinhais, ao promover o repensar da oferta tradicional de ensino, conseguisse proporcionar um leque maior de atividades e oportunidades futuras aos alunos.

“Com a realização de um diagnóstico, pudemos observar que Pinhais possui uma indústria muito forte e que há grande necessidade de mão de obra qualificada, principalmente nas áreas de Administração e Informática”, explica Marcelo Pedra, Diretor-Geral da unidade. “A crescente internacionalização dos mercados leva os países a adotarem o uso de uma segunda língua. Com a importância econômica do Brasil, nossas empresas passaram a valorizar o profissional que domine uma língua estrangeira”, ressalta Pedra, acrescentando que o campus busca preparar os estudantes não só para o sucesso profissional, mas também para a vida.

O contato com os idiomas inglês e espanhol é realizado durante quatro horas semanais nos primeiros dois anos, para que os alunos possam se ambientar em relação a ambos. A partir do segundo ano, componentes curriculares como Geografia, História e Empreendedorismo também passam a ser ofertados nas línguas estrangeiras, incentivando ainda mais seu uso. Além disso, a utilização de pelo menos uma das línguas é obrigatória nas atividades e projetos extra-curriculares, em diálogos com discentes e docentes de outros países, em participações em projetos de interação linguístico-cultural e em atividades culturais como teatro e música. Tudo isso para que o contato do estudante com os idiomas seja contínuo e fluente.

“A receptividade dos alunos é muito positiva, pois percebem a necessidade prática de aprender os idiomas”, afirma Pedra. “Além disso, nenhum projeto de pesquisa ou de extensão é desenvolvido sem estar atrelado à demanda econômica, social ou cultural da região. Ou seja, levar em conta os arranjos produtivos locais é prioridade”, conclui o diretor.

O Campus Pinhais, inaugurado em 2015, é o único que possui essa metodologia inovadora entre todos os Institutos Federais.