Publicado em
Já está disponível, no site do IFPR, a página que reúne informações e tutoriais sobre a nova política de armazenamento de dados do Google Workspace for Education.
O acesso é feito a partir da Página do Servidor.
No endereço, podem ser obtidas informações sobre como consultar o espaço utilizado por cada usuário e sobre como configurar a alternativa gratuita disponível para a hospedagem dos arquivos que ultrapassem a cota que, em breve, passará a ser aplicada nas contas de e-mail do IFPR.
Visite a página e tenha acesso às informações necessárias para se adequar à nova política de armazenamento de dados do Google:
Como informado recentemente pela DTIC, o Google alterou a política de armazenamento do Google Workspace for Education, que engloba as contas de e-mail institucional, Drive e Google Fotos.
O IFPR utiliza a versão gratuita deste serviço, que, até então, contava com armazenamento ilimitado para as instituições de ensino.
Com a alteração, o ambiente Workspace passará a ter um limite de 100 TB de armazenamento por instituição.
No caso do IFPR, será necessário dividir os 100 TB de armazenamento em sete mil contas de e-mail. Assim, será necessário aplicar uma cota de uso por cada usuário estimada em 15GB (nesta cota serão considerados E-mail, Drive e Google Fotos).
Caso o seu consumo de dados seja superior a 15GB, será necessário fazer uma limpeza de arquivos antigos do Drive, Fotos e mensagens de e-mail.
Você pode verificar o consumo da sua conta institucional neste link: https://drive.google.com/u/0/settings/storage.
Os servidores do IFPR têm até o dia 12 de junho para adequar o armazenamento para a cota de 15 GB.
Após essa data, as contas que estiverem com armazenamento acima de 15 GB ficarão bloqueadas para uso.
Como alternativa, é possível utilizar o Office 365 (www.office.com), que disponibiliza 1TB de armazenamento para cada servidor do IFPR.
Acesse a página de armazenamento de dados e saiba como usar este serviço da Microsoft.