Paranaguá realiza aula inaugural do curso de Ciências Sociais – Instituto Federal do Paraná

CAMPUS PARANAGUÁ

Paranaguá realiza aula inaugural do curso de Ciências Sociais

O Câmpus Paranaguá realizou, no dia 28 de fevereiro, a aula inaugural de Licenciatura Ciências Sociais. Esta é a primeira turma do curso superior, que é o segundo ofertado no país pelos Institutos Federais. Na programação do evento, destaque para a palestra da professora Anita Handfas, da UFRJ,  com o tema “A sociologia na educação básica: história da disciplina escolar e formação do professor”.

O professor Marcos Vinícius Pansardi, coordenador da Licenciatura, destaca que o plano do curso já atende as novas diretrizes nacionais para ensino da disciplina de Sociologia, fruto dos recentes debates de 2008, que incitaram modificações nas Licenciaturas. Além disso, as disciplinas e as linhas do curso estão voltadas para a realidade local do litoral paranaense, pois “o curso é pioneiro em toda região litorânea do Paraná e sua abertura representou uma grande vitória para o IFPR, mas também gerou uma grande expectativa”, complementa. Pansardi comenta que desde que a disciplina de sociologia se tornou matéria obrigatória no ensino médio, há falta de profissionais para atender a crescente demanda gerada pela rede de ensino paranaense e nacional.

“Sendo uma das missões fundamentais dos institutos federais a formação de professores, a criação do curso de Licenciatura em Ciência Sociais se revestiu desde seu início de uma intensa relação com o núcleo regional de ensino, com as escolas, os professores da região e também com a comunidade local”, analisa Pansardi. “O curso buscou desde o início do projeto aliar o que de mais moderno tem se discutido em âmbito nacional sobre a formação de professores para o ensino médio, o debate sobre as mais eficazes metodologias de ensino, as relações pesquisa-ensino,  prática-teoria, entre outros”.

Aula inaugural

A palestra da professora Anita Handfas, coordenadora da última gestão da Comissão de Ensino da Sociedade Brasileira de Sociologia, visou colocar os alunos da primeira turma do curso em contato com a história da disciplina e com os avanços e impasses da introdução e exclusão da sociologia no ensino médio. A palestra também apresentou o panorama atual da pesquisa no campo do ensino de sociologia assim como os caminhos atuais e futuros a serem perseguidos.

O evento contou com a presença do professor Ezequiel Westphal, Pró-Reitor de Ensino, dos professores do Câmpus e das escolas estaduais, do Núcleo Estadual do ensino de Paranaguá e da Secretária Estadual de Educação do Paraná (SEED).