4ª Semana de Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação do Litoral do Paraná – Campus Paranaguá

4ª Semana de Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação do Litoral do Paraná

Durante os dias 22, 23 e 24 de agosto de 2018, ocorreu a 4ª Semana de Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação do Litoral do Paraná (Seme²pi) no Instituto Federal do Paraná (IFPR), onde os alunos do Campus Paranaguá e de outras instituições do Litoral participaram com oficinas, protótipos, banners, olimpíada de robótica, apresentações orais e/ou apresentações culturais. O evento, que contou com uma programação diversificada, evidenciou o grau de maturidade, disciplina e espírito colaborativo da comunidade envolvida.

Foram submetidos para apresentação na 4ª SEMEPI mais de 160 resumos simples. No evento foram apresentados 33 banners, cerca de 100 apresentações orais, 10 protótipos na Feira de Inovação Tecnológica (IFTECH), além de 20 oficinas entre elas: Arduíno; Células Empreendedoras; Saída a Campo: A comunidade e o IFPR Campus Paranaguá; Bordando a Resistência; Robô Seguidor de Linha sem CLP; Ilustração Científica; Dança Cigana; Dança Teatro; Fotografia; Escrita de Sinais – Recurso Didático para o Ensino de Mecânica; Xadrez; Fora da Bolha: Confecção de Fanzines; Usinagem; Tempo Perdido de Renato Russo: uma reflexão sobre o comportamento humano.

Na 2ª Olimpíada de Robótica alunos do IFPR e do Litoral colocaram seus conhecimentos em prática construindo seus protótipos e competindo entre si em uma arena de robôs. Aconteceram também exposições de livros, “A filosofia da práxis histórica”, de autoria do servidor Rogério Baptistela, e a “Célula no divã”, da servidora Adriana Ferreira Gama.

Também se destacaram várias apresentações culturais. O Coral IFPR, sob a regência do professor Leandro Gumboski, brindou os presentes com cinco canções. Os alunos da disciplina de Tópicos Especiais em Educação Física apresentaram a atração de dança “Dançando as Décadas”, sob a orientação da professora Aline Tschoke Vivan. Já os discentes da disciplina de Tópicos Especiais em Artes participaram com a atração musical “Salve a ilha do mel”. Um grupo de alunos também organizou uma “cantoria coletiva” tocando instrumentos musicais diversos e convidando o público a participar da cantoria.

Foram exibidos videoclipes dos curtametragens premiados nos prêmios Bagrinho e Coruja Buraqueira no ano de 2017, e as alunas Eduarda e Daniely realizaram uma apresentação do Sarau de Literatura 2018 – ambas atividades tiveram como orientadoras as docentes Eliege Pepler e Gislaine Seibert. Houve também um solo de dança Cigana da canção Lamento Cigano, coreografada e dançada por Sandra Choinski, bailarina convidada.

Contou-se também com uma aula magna do mestrado em Ciência, Tecnologia e Sociedade do IFPR, proferida pelo Dr. Professor Renato Dagnino, intitulada “Elementos de uma política cognitiva para o Brasil que queremos”, a qual foi inclusive transmitida ao vivo pelo youtube.

Além disso, houve mesas temáticas, nas quais dois aspectos foram contemplados. O primeiro aspecto foi a compreensão dos conceitos de ensino, pesquisa, extensão e inovação, para tanto listamos as palestras: Pesquisa no Campus Paranaguá: em Pauta a Ética na Pesquisa, com Patricia Oliveira e Luciana Reusing; Inovação no Campus Paranaguá, A Experiência Fab Lab, com Rafael Kawano; Extensão no Campus Paranaguá: O Lugar da Filosofia e da Sociologia na Escola – (SOFIA), com Patrícia Martins; Extensão no Campus Paranaguá: Projeto Guaraguaçu Caiçara, com Antônio Marcio Haliski; Inovação no Campus Paranaguá: procedimentos para registro de patentes, com Gutemberg Ribeiro. Tais mesas objetivaram auxiliar os participantes a compreenderem os conceitos de ensino, pesquisa, extensão e inovação.

O segundo grupo de mesas temáticas pretendiam desvelar a importância da capacitação dos servidores e a recepção dos mesmos pós-afastamento para capacitação. Foram duas mesas: A Influência da Experiência Acadêmica na Atuação dos Técnicos Administrativos no IFPR, com a participação das servidoras Evelyn Raquel Carvalho e Maria do Amparo Cardoso Domingues; Estudos de Doutorado e Pós-doutorado e Capacitação de Docentes do IFPR – avanços e desafios, com os docentes Emerson Tonetti, Everaldo dos Santos e Maria Lúcia Buher Machado.

As atividades tiveram repercussão na mídia local, com reportagem na TVCI.

Quer conferir os cliques de tudo o que aconteceu no evento? Acesse a página do Campus Paranaguá no facebook!

Por:
Discente – Rainny Cruz