Palestra com o Mestre Internacional de Xadrez Gerardo Lebredo – Campus Paranaguá

Palestra com o Mestre Internacional de Xadrez Gerardo Lebredo

Xadrez e Sociedade

Palestra com o Mestre Internacional de Xadrez Gerardo Lebredo, de Cuba

Data: 22/10/2018

Hora: das 19:00 às 20:30

Local: Auditório do IFPR Campus Paranaguá

Participação livre

A palestra apresenta a função social do xadrez, sua importância no desenvolvimento cognitivo, o papel que desempenha na formação de valores, o que pode ser extrapolado para a própria vida e o que ela representa para a saúde. como uma ginástica mental útil e necessária.

Gerado Lebredo é graduado em educação física e mestre em Pedagogia. Foi Reitor do Instituto Superior Latinoamericano de Ajedrez – ISLA, em Cuba. Campeão cubano de xadrez (1978). Atuou como treinador de xadrez em mais de 12 países. Tem pós-graduação nas áreas de Psicologia, Filosofia, Pedagogia, Comunicação Social, Morfologia e Terapêutica.

É pesquisador do xadrez, especialmente relacionado com o pensamento nessa disciplina. Consultor internacional para a implantação de um plano escolar de ensino do xadrez na Bolívia em 2001. Assessor do Programa Nacional de ensino do xadrez escolar em Cuba. Autor e coautor de diferentes publicações de xadrez: livros, revistas e outros materiais didáticos impressos.