ATLETA DO CAMPUS PARANAGUÁ É 1º LUGAR DO PARANÁ NA OBI 2021 – Campus Paranaguá

ATLETA DO CAMPUS PARANAGUÁ É 1º LUGAR DO PARANÁ NA OBI 2021

A Olimpíada Brasileira de Informática é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) com o intuito de estimular o interesse pela Computação e por Ciências em geral, promovendo o desenvolvimento de raciocínio lógico e computacional e proporcionando desafios aos estudantes. A OBI é uma das olimpíadas do conhecimento que são realizadas no Brasil. Neste ano foi realizada a 23ª edição da olimpíada.

Os estudantes participam individualmente nas modalidades iniciação (alunos do ensino fundamental) e programação (alunos do ensino médio e também do primeiro ano da graduação). Ocorre uma divisão de acordo com o ano escolar.

Na modalidade de programação as provas consistem na resolução de problemas através do desenvolvimento de programas de computadores. Neste ano, por conta da pandemia, as provas foram realizadas de forma on-line, através de um sistema provido pela UNICAMP. As provas são realizadas em três fases: local, estadual e nacional.

O IFPR Campus Paranaguá é uma das sedes de aplicação das provas há vários anos. Neste ano, dois atletas do campus competiram, sendo eles Gustavo Alexandre da Silva Carvalho e Angelo Andrioli Netho, alunos do curso de Ensino Médio Integrado à Informática.

O atleta Angelo, que competiu na modalidade Programação Nível 1, obteve classificação para as fases estadual e nacional. Terminou a competição no 1º lugar do Paraná e 42º nacional, recebendo certificado de menção honrosa no quadro geral de medalhas. Para a fase estadual, classificaram-se, ao todo, 35 alunos, e para a fase nacional, 3758.

Para Angelo “A olimpíada te desafia para você dar o seu melhor, então se ela influencia é de forma positiva. Você descobre o seu limite e tenta ultrapassar, eu prefiro ver como uma forma de autoavaliação do que uma competição”. Conta também que já participou da OBA, OBMEP, o OBQJr no Ensino fundamental. Disse também que indicaria para outros colegas participarem.

Na opinião de Hugo Alberto Perlin, professor do Eixo de Informação e Comunicação do Campus e coordenador local da OBI, “a participação dos alunos neste tipo de competição permite eles se desafiarem e testarem os seus conhecimentos. É uma forma muito saudável de colocar em prática os conceitos que aprendem durante o curso.”