Aula Inaugural dos Cursos FIC do Campus Paranaguá – Campus Paranaguá

Aula Inaugural dos Cursos FIC do Campus Paranaguá

Nessa segunda-feira dia 02 de abril aconteceu a Aula Inaugural dos Cursos de Defensores e Defensoras Populares (240hs) e Auxiliar em Agroecologia (360hs) no Auditório do Campus Paranaguá. Essas novas turmas ao todo têm 70 estudantes, que passaram por uma seleção com 190 inscritos.

O Campus Paranaguá cumpre, juntamente com outros cursos, sua função social de viabilizar o ingresso dos estudantes da EJA oriundos dos bairros e ocupações irregulares da Periferia de Paranaguá, abrindo o espaço público para formação profissional gratuita destinada a pessoas que não tiveram o direito a educação escolar em outros momentos de sua vida. São em sua maioria mulheres, negros/as, trabalhadores/as informais que cumprem 3 jornadas de trabalho por dia, considerando que são mães e muitas vezes

avós.

Um dos objetivos da oferta dos Cursos de Defensores e Defensoras Populares e Auxiliar em Agroecologia é garantir que jovens e adultos, voltem a estudar depois de anos afastados da escolarização e possam encontrar novos espaços de socialização e formação ao longo da vida. Nos últimos anos os cursos PROEJA-FIC do Campus Paranaguá já formaram mais de 150 alunos, muitos dos quais potencializaram e qualificaram seus conhecimentos como lideranças comunitárias, construindo novas relações sociais e possibilidades de economia em nível local.