Campus Paranaguá aprova no CNPq criação de Núcleo de Estudos em Agroecologia – Campus Paranaguá

Notícias

Campus Paranaguá aprova no CNPq criação de Núcleo de Estudos em Agroecologia

Publicado em

Copiado!

O Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica – NEA foi criado através da aprovação da proposta apresentada à Chamada Pública n. 02/2016 do CNPq. Tem como principal área de atuação as comunidades tradicionais de pescadores artesanais situadas nas Ilhas de Guaraqueçaba, PR.


Tais comunidades desenvolvem historicamente diversas práticas tradicionais sui generis que permitem uma produção alimentar de autoconsumo, feita a partir de roçados, voltados à produção alimentar do grupo social, e de sistemas agroflorestais, manejados em consonância com a conservação dos recursos naturais.
As atividades dão sequência e concretizam 3 anos de atuação do IFPR por meio de cursos de extensão e Formação Inicial e Continuada envolvendo de modo transversal essa temática na região de Guaraqueçaba, apoiados pelo Movimento de Pescadores Artesanais do Litoral do Paraná – MOPEAR. A UFPR Litoral através do Curso de Licenciatura em Educação do Campo também é parceira nessa proposta que articula agroecologia e educação do campo.
Neste sentido, a implantação de um NEA possibilitará o desdobramento de programas e ações em aliança com as escolas locais e movimentos sociais que, além de induzirem a produção de alimentos agroecológicos na perspectiva da segurança alimentar de grupos que atualmente o fazem com dificuldades, permitirão, ainda, que se elabore investigações acerca as formas de cultivo, extrativismo e manejo tradicional em consonância à inovação dos conhecimentos agroecológicos, objetivando reafirmar a conciliação entre o modo de vida dos grupos à preservação do bioma da Mata Atlântica.
Participam da proposta os Professores do IFPR: Luciana Maestro Borges, Cintia Batista Tortato, Roberto Martins de Souza; do UFPR Litoral: Amanda Tavares Naves, Marcelo Cunha Varella e Leticia Ayumi Duarte e, da UDESC: Douglas Ladik Antunes.

Topo