CAMPUS PARANAGUÁ FORMA 1ª TURMA DO PROEJA-FIC CAMPO – Campus Paranaguá

CAMPUS PARANAGUÁ FORMA 1ª TURMA DO PROEJA-FIC CAMPO

No dia 04/12/2015 formou-se em Tibicanga, Ilha das Peças situada no Município de Guaraqueçaba, a primeira turma de Pescadores Artesanais organizada pelo Campus Paranaguá. Trata-se de uma grande conquista em termos de inclusão social de grupos sociais historicamente ausentes no processo de formação dessa modalidade pelo IFPR. O curso foi uma demanda do Movimento dos Pescadores Artesanais do Litoral do Paraná – MOPEAR, sendo coordenado pelo Prof. Roberto Martins de Souza com apoio da Profa. Luciana Maestro Borges e, contou com a parceria dos professores Marcelo Varella da UFPR Litoral e Leticia Duarte doutoranda da UFPR.

Formaram-se 20 estudantes de 5 comunidades das Ilhas: Sibui, Vila Fátima, Barbados, Tibicanga e Superagui. Para viabilizar a participação dos estudantes o curso ocorreu em regime de alternância realizando-se a cada dia 15 dias aulas nas comunidades. Os conteúdos abordados trataram dos direitos étnicos e coletivos, associativismo e cooperativismo, dentre outros assuntos básicos ao processo de formação em pescador artesanal desses sujeitos do campo.

Representando o Reitor Pro Tempore do IFPR, Prof. Elio Cordeiro e o Diretor Geral do Campus Paranaguá, Prof. Roberto Teixeira Alves, participou da cerimônia o Prof. Rogério Baptistella, Diretor de Ensino do Campus Paranaguá.