Direção Geral emite Comunicado e convida Pais, Mães e Responsáveis para reunião sobre suspensão do calendário na próxima terça-feira (30/04) às 19h – Campus Paranaguá

greve

Na próxima terça-feira (30/04), às 19h, no auditório do Campus Paranaguá, será realizada Reunião de Pais, Mães e Responsáveis com a Direção Geral do Campus Paranaguá para tratar da suspensão do calendário acadêmico.

A reunião se destina à tirar dúvidas e prestar esclarecimentos e orientações à comunidade.

Leia abaixo o Comunicado da Direção:

Cara Comunidade Acadêmica do IFPR Campus Paranaguá

Dada a decisão do Sindicato dos Trabalhadores da Educação Profissional do Paraná, Sindiedutec, que após Assembleia realizada no dia 19 de março, deflagrou a realização de greve a partir do dia 25 de março e destacando que o direito de greve é constitucional e que inicialmente cabe a cada servidor a decisão pela adesão ao movimento, ressaltamos que as pautas elencadas pelas categorias são legítimas. Elas têm como cerne a reestruturação da carreira PCCTAE e EBTT, além da reposição salarial e garantia de melhores condições de trabalho.

No dia 25 de abril em reunião do  Conselho Superior do IFPR (instância máxima de deliberação da instituição, esse colegiado é  responsável por deliberar e decidir sobre as pautas de importância para todo o Instituto) foi deliberada a suspensão do calendário acadêmico a partir do dia 01 de maio de 2024.

Nesse cenário, as rotinas pedagógicas do campus deixarão de ser executadas, não havendo mais aulas ou quaisquer outras atividades relacionadas ao ensino, salvo alguns programas previstos como essenciais pelo comando de greve. Na mesma medida, os dias letivos têm a contagem paralisada. Por lei (Lei 9394/96, a LDB), as instituições da Educação Básica e de Graduação são obrigadas a ofertar um mínimo de 200 dias letivos. Quando um calendário acadêmico é suspenso, esses dias param de contar durante o período de paralisação e só retornam à sua contagem normal quando a paralisação chega ao fim. Na prática, isso significa que, se a instituição ofertou até o momento, por exemplo, 60 dias letivos, e o calendário foi suspenso, no retorno às atividades restarão 140 dias letivos a serem cumpridos, sem prejuízo ao número mínimo de dias e independentemente do tempo de paralisação. As reposições, então, ocorrem com o número de dias restantes no calendário. Os calendários de reposição são acordados entre a gestão, o sindicato e o comando do movimento grevista.

Já as atividades de rotina administrativa estarão sujeitas àquelas que forem consideradas essenciais, conforme o que for acordado entre a gestão do IFPR, o sindicato que representa os servidores do Instituto (Sindiedutec) e o Comando Central de Greve. Nesse sentido, registra-se que o campus terá seu horário de funcionamento reduzido, a partir de 02 de maio de 2024, ficando aberto entre 08:00 h e 19:00 h até o retorno das atividades acadêmicas.

Vamos disponibilizar o formulário a seguir para captar as dúvidas sobre esse processo a fim de buscar articular respostas para compartilhar na reunião com discentes e responsáveis que será realizada no dia 30 de abril, às 19h, no auditório do Campus Paranaguá.

Sem mais, a direção do campus Paranaguá se compromete a buscar no movimento pós greve alternativas para que os impactos nas atividades acadêmicas sejam os menores possíveis.